O @cbmgo enviou, nesta semana, um Bombeiro militar para participar do CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PREPARAÇÃO LOGÍSTICA PARA AS EMERGÊNCIAS NO BRASIL, ministrado pela ONU. O curso foi realizado pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP), assim como agência líder do Cluster de Logística. O treinamento, que foi iniciado no dia 24 de maio em Belo Horizonte, é o primeiro realizado no país e foi requisitado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Entre os temas abordados estão o sistema humanitário, o funcionamento do Cluster de Logística, além de exercícios práticos e visitas de campo.

O Brasil enfrenta desastres naturais crônicos durante todo o ano, incluindo chuvas fortes que causam inundações e deslizamentos de terra, além de secas e desmatamento que provocam incêndios florestais. Para poder responder às emergências variadas, os atores nacionais estão constantemente se reajustando para melhorar a coordenação. A capacitação, reuniu representantes da Cruz Vermelha, Defesa Civil, agências das Nações Unidas, ONGs internacionais, empresas de logística e bombeiros de todas as regiões do país. O objetivo é permitir aos participantes fazer um levantamento sobre os desafios logísticos comuns no país para reforçar a coordenação, evitar a duplicação de esforços e buscar soluções para responder de maneira mais eficiente às situações extremas.

“A troca de experiência entre as Nações Unidas e os Bombeiros é uma novidade muito potente. Esperamos que essa capacitação possa melhorar a coordenação durante as emergências atendidas pelos atores nacionais”, disse o especialista em logística do Cluster de Logística, Eric Itin – instrutor do curso. O Tenente Lucas Reis representa o CBMGO no curso.

 

(function(d, s, id){
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v3.2”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));