O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás lançou na tarde desta terça-feira (31) a Operação Cerrado Vivo 2022. Com as presenças do secretário de Segurança Pública de Goiás, Coronel Renato Brum, do secretário de Agricultura, Thiago Freitas Mendonça, da secretária do Meio Ambiente Andréa Vulcanis e Comandante-Geral do CBMGO, Coronel Washington Luiz Vaz Júnior, além de diversas autoridades civis e militares, a solenidade de lançamento foi realizada no pátio do Quartel do 1° Batalhão Bombeiro Militar, em Goiânia.

Durante o evento, o Comandante-Geral do CBMGO, Coronel Washington Luiz Vaz Júnior, detalhou para a imprensa o planejamento da operação que tem como um dos principais objetivos prevenir e combater incêndios em vegetação ao longo do Estado de Goiás. Desde o início do ano, os bombeiros já têm realizado diversas ações preventivas, que serão intensificadas ao longo da operação. No momento foram entregues 36 viaturas e KITS de Salvamento ao Programa Bombeiros Mirim, projeto de responsabilidade social do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, que possui como foco a valorização dos ideais de cidadania e civismo na formação de crianças, criando visão prevencionista às diversas áreas, dentre elas aos incêndios florestais.

Os objetivos desta Operação são a prevenção, preparação e o combate aos incêndios florestais no Estado de Goiás com equipes especializadas e ainda contará com o reforço de Drones, que monitoram áreas sujeitas aos incêndios nesta época do ano, devido à baixa umidade relativa do ar e aumento da temperatura ambiente.

A Operação Cerrado Vivo é composta por duas fases. A primeira é a de prevenção e preparação, que começa todo mês de janeiro e termina em junho. Já a segunda, que vai de julho a dezembro, é a fase de resposta quando há emprego de reforço operacional para o combate dos focos de incêndio em todo Estado de Goiás. Confira fotos:

(function(d, s, id){
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v3.2”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));