O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) iniciou nesta segunda-feira, 30, mais uma edição do Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT). A aula inaugural foi presidida pelo Comandante-Geral do CBMGO, Coronel Lemos, e foi realizada no Quartel do Comando-Geral do CBMGO, em Goiânia.
A capacitação, que tem uma carga horária de 300 horas/aula, é realizada sob a coordenação do Comando da Academia e Ensino Bombeiro Militar (CAEBM) e habilitará os militares a desempenharem atividades de mergulhador autônomo de Segurança Pública, em águas abrigadas e abertas, a fim de resgatar cadáveres e bens materiais, além de coleta de vestígios de investigação criminal.
Ao todo, 17 profissionais participam da capacitação, incluindo 9 bombeiros militares goianos, três militares do Exército Brasileiro, dois bombeiros militares do Paraná, dois do Maranhão e um de Rondônia. Durante o treinamento, os alunos participam de aulas teóricas e práticas que abordam diversos assuntos como mergulho livre e autônomo; física do mergulho e tabelas de mergulho. Além de instruções práticas de travessias e mergulhos, busca e resgate de pessoas com equipamento autônomo e mergulho em rios e lagos, entre outras atividades inerentes ao serviço de salvamento.