Na quinta-feira (23), foi realizado durante todo o dia um treinamento de requalificação profissional. A capacitação contou com a participação do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMAR) e do 10° Batalhão de Bombeiros Militar (10° BBM), dois dos quartéis que atuam diretamente no salvamento aquático na capital.

Os militares realizaram inúmeras atividades, como corrida, natação, além da utilização de embarcações, aprimorando as técnicas de resgate. O treinamento também foi voltado para uma simulação que aconteceu na praia do Calhau, na manhã de sexta-feira (24). A iniciativa da apresentação técnico-operacional é parte de uma série de atividades para o aprimoramento da tropa voltadas às ações de emergência atendidas pelos bombeiros.

Durante a exibição, os guarda-vidas fizeram a simulação do atendimento a uma ocorrência com uma embarcação à deriva. Além de motos aquáticas empregadas no resgate, bombeiros também fizeram a retirada de vítimas de afogamento, que foram conduzidas pela Unidade de Resgate  23 (UR – 23 ) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS).

O Maj BM Lisboa, comandante do BBMAR, acompanhou a operação de resgate e comentou sobre a importância desse tipo de atividade, “a rotina do bombeiro militar é participar de treinamentos como esse. Aqui tivemos a oportunidade de empregar diversos equipamentos e equipes no atendimento a uma ocorrência. O que observamos foi uma integração entre os bombeiros, o que refletiu em um excelente tempo resposta diante de uma emergência”, comentou o major.

A simulação estava sob a supervisão do Ten Cel BM Andrade, Comandante Operacional Especializado, que participou do planejamento de toda operação.