Um atendimento voltado exclusivamente para os Bombeiros Militares do Maranhão começa a ser disponibilizado nesta quarta-feira (22).

Os profissionais que apresentarem algum tipo de sintoma da doença passarão por testes rápidos do Covid-19. O serviço é oferecido no Batalhão de Emergências Médica e conta com o apoio de militares que compõem a Força Tarefa Especializada no combate ao COVID-19 do CBMMA, criada pelo comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto.

A testagem rápida para o novo coronavírus será realizada durante toda a semana. Uma estrutura especial foi planejada e montada no pátio do BBEM para evitar qualquer tipo de aglomeração de pessoas ou contato sem o uso de EPI’s entre as pessoas.

 

Os testes foram doados pela Secretaria de Estado da Saúde e serão realizados pelos Bombeiros que também possuem formação acadêmica na àrea de saúde e que integram a Força Tarefa. Os resultados serão divulgados no mesmo dia e servirão para avaliar o estado de saúde dos militares e para a tomar medidas de prevenção mais eficazes à transmissão do vírus.

Os exames são aplicados por agendamento e feitos apenas nos bombeiros sintomaticos que foram afastados do serviço da Corporação.

Uma lista de militares é produzida pelo comando de cada Unidade e enviada à Coordenação da Força Tarefa, em seguida, os bombeiros são submetidos ao teste obedecendo o prazo ideal de dez dias após o aparecimento do primeiro sintoma.

“Tenho uma preocupação com a saúde de nossos bravos bombeiros militares, pois estamos bastante expostos ao vírus por causa do serviço essencial que desempenhamos. Sendo constatado qualquer teste positivo, o militar será imediatamente colocado em quarentena e assistido pela equipe da Força Tarefa Especializada no combate ao COVID-19, que tem como coordenador-geral o Tenente Coronel Lima”, explicou.