. o curso de atendimento pré-hospitalar básico de 60 horas/aula fora iniciado no dia 09 de novembro e terminado no dia 21 de novembro de 2020, sendo realizado no colégio militar 2 de julho. Foram 34 inscritos ( 01 do SAMU, 04 Bombeiros civis, 02 da SMTT e os demais eram do CBMMA), porém o curso foi finalizado com 32 formados. Sobre a coordenação do TC Lima, comandante do Batalhão de Bombeiros de emergências médicas, e o secretário do curso, Tenente Dos Santos.

Foi montado um quadro de especialistas multiprofissionais como médicos, acadêmicos de medicina, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, odontólogos, assistentes sociais e psicólogos, todos do CBMMA. O curso teve como instrutores o TC Andrade, Cap. Leonardo, cap. Jonatan, 1° ten Ana Cristina, 1° tenente Erickson, 2°tenente Manuel, 2° tenente Quadros, 2° tenente Francis, ST BM Arlandex, SgT Mark Pontes, SGT Renato Mendes, SgT Salvador e Sd Wamstrong.

 

 

Os conteúdos foram obedecidos de acordo com a portaria 2048/2002, como por exemplo, segurança da cena, sistema de comando de incidentes, humanização do atendimento, legislação, reanimação cardiorrespiratória, obstrução de vias aéreas, atendimento primário e secundário, biomecânica do trauma, salvamento veicular, emergências psiquiátricas, Aeromédico, traumas musculoesquelético, raquimedular, crânio-encefálico, imobilizações, mobilizações, curativos e outros procedimentos técnicos atualizados para atender a população com mais qualidade e rapidez, diminuindo tanto a chance de sequelas como as perdas de vidas.

O curso teve várias situações que treinam nossos bombeiros a atenderem melhor a população, sendo finalizado com uma avaliação prática que durou mais de 12 horas sendo testado não só o físico, mas também o psicológico dos nossos guerreiros para atender melhor nossa população.