Hoje (16), o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão recebeu a visita da Inspetoria Geral das polícias e bombeiros militares – IGPM, setor do Exército Brasileiro responsável pelo Controle das Instituições Militares Estaduais (equipe do Comando Militar do Norte do Exército Brasileiro, chefiada pelo Coronel de Infantaria William Fernandes de Oliveira Amaral, SubChefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte). A visita foi feita no Quartel do Comando Geral do CBMMA e contou com a presença do Comandante Adjunto do CBMMA e de Oficiais do Alto Comando do CBMMA.

Na ocasião, o Coronel Izac Muniz Matos, Comandante Adjunto do CBMMA, apresentou o cenário atual da Organização Administrativa da Instituição (com 1400 homens no serviço ativo), bem como o panorama da Campanha Maranhão sem Queimadas, medida que faz frente ao grande número de focos de incêndio por todo o estado em decorrência da mudança das condições climáticas.

Avaliando o ano de 2019, ocorreu uma diminuição de aproximadamente 50% nos focos de incêndio no mesmo período deste ano de 2020. (De 18mil focos em 2019, atualmente foi contabilizado 8mil focos).

 

 

Como também, foi apresentada a estrutura dos 11 Colégios Militares atualmente em atividade ( 4 colégios na região metropolitana de São Luis e 7 pelo interior do Estado) e da Academia de Bombeiros Militar “Josué Montello”, que desde 2009 forma turma de oficiais quais são distribuídos, desde então, pelas Unidades do CBMMA.

Em seguida, o Coronel Amaral, explanou acerca das novas diretrizes e missão da IGPM, no âmbito do Exército, e seu funcionamento. Ele esclareceu que a Inspetoria Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares é um órgão do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro. Além de coordenar toda a parte de armamento, mobilização e efetivo das PM’s, a Inspetoria integra junto com essas corporações um sistema maior de aproximação do Exército.