O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, em continuidade com as ações de cuidados com a tropa, disponibiliza testes rápidos aos seus militares que apresentem sintomas característicos da Covid-19, causada pelo novo coronavírus. O diagnóstico é feito no Batalhão de Emergências Médicas (BBEM), em São Luís.

A ideia é que estes profissionais que estão na linha de frente do atendimento à população, garantindo cuidados de segurança, recebam o diagnóstico e tenham a oportunidade de retornar, de forma segura, as suas atividades, que são consideradas essenciais. O teste rápido é indicado apenas entre o oitavo e décimo dia a partir do início dos sintomas, como febre e tosse.

 

 

Desde o mês de março, uma Força Tarefa contra o Covid-19 foi criada pelo comando da Corporação. A equipe liderada pelo Tenente Coronel Lima é composta por bombeiros militares que também possuem formação na área médica. Além das ações de prevenção contra a transmissão do vírus, a Força Tarefa faz o controle dos bombeiros infectados por meio da aplicação dos testes rápidos.

 

 

O diagnóstico já identificou dezoito bombeiros com o vírus. Como recomendação do Ministério da Saúde, o militar com sintomas deverá comparecer a um posto de saúde para ser avaliado por um médico, que fornecerá um atestado médico (Decreto nº 35.721 de 7 de Abril de 2020).
Após a comunicação ao seu comandante imediato, o militar terá o seu teste agendado.