Foi entregue, nesta quarta-feira (21), o prédio do Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), no Parque do Bom Menino, no Centro. Este é o primeiro prédio da corporação na capital, construído na década de 80, e passou por uma ampla reforma, tornando-se uma obra simbólica do cuidado da gestão estadual com a estrutura da segurança pública. A cerimônia de inauguração contou com a presença dos comandos do CBMMA e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

A reforma contemplou melhorias no almoxarifado, na área de academia e treino, na sala do setor administrativo e de monitoramento, além da construção de um refeitório que homenageia o segundo tenente Fredeumar Marcos Gomes Mesquita Filho, falecido há três anos.

“Essa ação é muito simbólica e significativa para a Segurança Púbica, para a corporação militar e, pessoalmente, para mim. Inauguramos esta ampla reforma do prédio do primeiro batalhão de Bombeiros Militar e o refeitório que leva o nome do meu irmão, o tenente Fredeumar Marcos Gomes Mesquita Filho, falecido há três anos. Agradeço ao comandante do Corpo de Bombeiros. Faz parte da política de valorização do governo do Estado, a ampliação e reforma das estruturas físicas da Segurança Pública, de todas as corporações. É uma honra, felicidade e motivo de muito júbilo”, enfatizou o secretário da SSP, Sílvio Leite.

O primeiro batalhão do CBMMA foi construído no atual endereço em 1982. Na ocasião, o prédio foi ocupado pelos bombeiros, ainda em estado inacabado e sem a estrutura adequada. Em 1984, foi celebrado um convênio com a Companhia Vale do Rio Doce para uma completa reforma do prédio, e, em 1988, o Corpo de Bombeiros passou a contar com uma estrutura adequada às atividades.

Desde 2015, o primeiro Batalhão do Corpo de Bombeiros passou a receber atenção especial do comandante-geral do CBMMA, o coronel Célio Roberto de Araújo, que se empenhou para a aquisição de novos equipamentos, viaturas mais modernas, redistribuição de efetivo e implementação de treinamentos especializados.

“Essa é uma unidade histórica, onde tudo começou, e que marca a emancipação da nossa corporação da Polícia Militar e que se consolida ao longo dos anos. Cresceu, permanece expandindo e vem executando relevantes serviços à sociedade maranhense. Também, nesta ocasião, homenageamos nosso saudoso colega de profissão, tenente Fredeumar Filho, e agradecemos esse momento simbólico e de confraternização”, pontuou o coronel Célio Roberto de Araújo.

Fonte: Corpo de Bombeiros do Maranhão