Cristiano Gonçalves, de 28 anos, aluno do Projeto Boa da Guarda, da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), foi selecionado para integrar a seleção brasileira de muay thai e vai participar do Campeonato Mundial da categoria, entre os dias 26 de maio e 4 de junho, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. O atleta foi selecionado em evento realizado no dia 16 de abril no Rio.
Além dele, mas em outra modalidade esportiva, outros quatro alunos do projeto venceram uma competição estadual de kickboxing, realizada na cidade de Rio Bonito, entre os dias 21 e 24 de abril. A conquista rendeu aos atletas a classificados para o Campeonato Brasileiro, que acontecerá no estado do Espírito Santo, em junho desse ano. Os atletas vencedores foram Ranne Marciele de Sousa e Renan Marque Barbosa, que levaram para casa cinturões de campeão, e as alunas Raissa Gomes e Jessica de Oliveira, que faturaram a terceira colocação em suas respectivas categorias.
Projeto Boa Guarda
A GM-Rio oferece aulas gratuitas de artes marciais e treinamento funcional no Parque Radical de Deodoro, na Zona Oeste, voltado para crianças a partir de 10 anos, além de jovens e adultos que moram na região. Atualmente 450 alunos participam das aulas.
Muay thai, jiu-jitsu, judô, capoeira, luta livre desportiva e treinamento funcional, são as atividades oferecidas pelo projeto, que é gerido pela Coordenadoria de Ações Especializadas (CAE) da GM-Rio. O nome Boa Guarda tem referência a uma das posições de combate mais importantes da luta que tem como foco a defesa.
O projeto proporciona bem-estar e qualidade de vida para os moradores da região e também maior aproximação e integração entre a GM-Rio e a população, inserindo os guardas municipais no dia a dia da comunidade.
Os interessados em participar das aulas podem se inscrever diretamente no local com os professores, sendo necessária apresentação de atestado médico para a prática esportiva.