Guarda municipal em ação de fiscalização sanitária. Foto: Divulgação / Guarda Municipal do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Guarda Municipal, realizou 19.157 ações na cidade desde o início do ano. Entre elas, estão as medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, fiscalizações de posturas municipais, auxílios diversos à população, atuação em ocorrências de crimes e contravenções penais, entre outras. O levantamento compreende os meses de janeiro a julho e foi elaborado pela Diretoria de Operações da Guarda Municipal.

Os dez bairros com maior registro no número de demandas foram Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca, Centro, Recreio dos Bandeirantes, Campo Grande, Bangu, Tijuca, Méier e Leblon. Dos mais de 19 mil registros, cerca de 34% aconteceram em via pública, 25% na orla marítima, praia, canal, rio ou lagoa e 17% em logradouros públicos.

 

A Guarda Municipal orienta banhistas a deixar a praia e respeitar regra contra pandemia. Foto: Divulgação / Guarda Municipal do Rio

 

Durante as ações de patrulhamento nas vias públicas e nas praias da cidade, a Guarda Municipal foi acionada 406 vezes para ocorrências envolvendo crimes e contravenções penais. Desse total, 97 registros foram de roubos e furtos diversos (como celular) em transporte coletivo, vias públicas, estabelecimentos comerciais e residências. Além disso, os guardas foram acionados para outras ocorrências: 63 vezes envolvendo veículos abandonados ou recuperados durante operações de fiscalização; 54 em crimes de crueldade com animais; nove de maus tratos; sete de apropriação indébita; sete de embriaguez ao volante; quatro ocorrências de violência contra a mulher; duas de atendimento a vítimas de atentado violento ao pudor; uma de assédio sexual e uma de crime de estupro.

 

Guardas municipais fazem patrulhamento em erstação do BRT. Foto: Divulgação / Guarda Municipal do Rio

 

Os agentes também atuaram em 354 ocorrências de atropelamento, 163 apoios a acidentes de trânsito, 213 acolhimentos a pessoas em situação de rua, entre outras ocorrências. Os números também compreendem cerca de 1700 auxílios à população na cidade, o que inclui atendimentos a pessoas que sofreram quedas na rua ou que passaram mal e foram encaminhadas para hospitais próximos, atendimento a turistas nacionais e estrangeiros, localização de pessoas perdidas nas praias, entre outras medidas.

Ações na pandemia

Do total de 19.157 ações, mais de 12 mil foram realizadas em apoio à Prefeitura do Rio com foco na pandemia do novo coronavírus. Desde março, o efetivo da Guarda Municipal está mobilizado para apoiar a cidade nas medidas de enfrentamento para reduzir a transmissão do novo coronavírus. Entre as ações, está a fiscalização sanitária (como o uso de máscara de proteção facial), o atendimento de denúncias registradas no “Disk Aglomeração” (Central 1746), controle dos bloqueios parciais em centros comerciais de 13 bairros, a fiscalização de banhistas nas praias, e a conscientização da população por meio de mensagens sonoras emitidas pelas viaturas com dicas e orientações para prevenir o contágio do vírus.

Meio Ambiente

A Guarda Municipal registrou 1693 ações relacionadas ao meio ambiente de janeiro a julho. O trabalho é realizado pela Patrulha Ambiental, formada por guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) e por fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC). Desse total, mais de 838 compreendem resgates de animais silvestres como pássaros, capivaras, gambás, cobras e jacarés. Além disso, estão incluídos atendimentos a chamados de combate à poda e derrubada irregular de árvores, poluição do ar, sonora e das águas, queimadas irregulares, entre outras ações de fiscalização contidas na legislação ambiental.

– Neste período de pandemia, a Guarda Municipal está empenhada no apoio aos órgãos da Prefeitura do Rio e isso gerou uma grande quantidade de ações em toda a cidade. Fizemos isso sem descuidar das outras funções que fazem parte das nossas atribuições, como a fiscalização das posturas municipais e do meio ambiente. Tudo isso sem contar as operações de trânsito, onde atuamos diariamente. Isso mostra que a Guarda Municipal está ao lado da população do Rio e pronta para dar a resposta necessária para manutenção da ordem na cidade – afirmou o comandante da Guarda Municipal, inspetor geral José Ricardo Soares.

Uma das principais funções da Guarda Municipal, a fiscalização das posturas municipais, rendeu 2.339 ações na cidade desde janeiro. Entre as medidas, se destacam o trabalho realizado pelo Programa Lixo Zero, em parceria com a Comlurb, que registrou mais de 1.400 infrações relacionadas à limpeza urbana.

 

O controle do trânsito é uma das muitas missões da Guarda Municipal. Foto: Divulgação / Guarda Municipal do Rio