Paes deu posse ao inspetor Ricardo no comando-geral da Guarda Municipal – Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes empossou o inspetor geral da Guarda Municipal do Rio, José Ricardo Soares da Silva, de 56 anos, em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (14/01), na sede da instituição, em São Cristóvão, na Zona Norte. Em seu discurso, o prefeito lembrou que, desde 1993, tem acompanhado toda a transformação da GM até se tornar uma das instituições mais respeitadas do município.

– A Guarda Municipal é a Prefeitura nas ruas. O que esperamos é uma guarda altiva, que tenha uma relação de respeito com o cidadão e ao mesmo tempo firme, quando necessário. O inspetor Soares da Silva é um homem sério, de muito trabalho, de muita dedicação. Temos muita confiança na capacidade dele de comandar uma instituição tão importante para todos os cariocas – afirmou Paes.

Com 37 anos de serviços públicos prestados, sendo 29 deles dedicados à Prefeitura do Rio, Soares da Silva foi nomeado Inspetor Geral da Guarda Municipal pela primeira vez no dia 3 de abril de 2020. É o segundo guarda municipal de carreira a assumir o mais alto cargo da instituição. Formado em Letras e pós-graduado em Gestão em Segurança Pública Municipal, possui extenso currículo, com dezenas de cursos de formação e de especialização em diferentes áreas.

– Hoje é um dia muito especial, em que recebo de vossa excelência a nobre missão de comandar a maior Guarda do Brasil e que possui o maior leque de competências em um município. Sabemos da importância de cada guarda municipal neste processo de mudança para fazer uma cidade melhor. Os desafios serão grandes, mas estaremos prontos e preparados para enfrentá-los com muita dedicação e empenho, à frente das adversidades e das intempéries – declarou o comandante.

 

O evento contou com apresentação dos mais diversos grupamentos da Guarda Municipal – Beth Santos/Prefeitura do Rio

 

A solenidade contou com a presença de autoridades municipais, como o secretário de Ordem Pública (Seop), Brenno Carnevale, representantes da Marinha, Exército e da Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos e entidades.

– A Guarda Municipal é uma instituição que soube evoluir no tempo. Hoje, nós temos o Grupo de Operações Especiais (GOE) e o projeto marítimo. Isso demonstra a capacidade e a resiliência da Guarda Municipal em se manter firme em servir à população carioca – ressaltou o secretário Brenno Carnevale.

O evento ainda contou com apresentação da Banda Sinfônica da Guarda Municipal, exposição de equipamentos em ações de socorro, salvamento e resgate dos Grupamentos de Operações Especiais (GOE) e de Defesa Ambiental (GDA), além de demonstrações de técnicas operacionais dos Grupamentos de Guardas Motociclistas, Cães de Guarda e de Operações Especiais.

Criada em março de 1993, a Guarda Municipal do Rio conta hoje com efetivo de 7.450 agentes – o maior entre as Guardas do Brasil – e realiza diversas ações em todo o município, como a fiscalização do trânsito, das estações do BRT e das posturas municipais. É responsável pelo patrulhamento e pelo ordenamento urbano de praias, praças, parques, além de desenvolver atividades especiais em escolas e áreas turísticas e de proteção ambiental, entre outras funções.

Categoria:

  • 14 de janeiro de 2021