As interdições nas vias do Centro vão começar pelo entorno da Igreja da Candelária – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Em caso de vitória do Flamengo no jogo com o Palmeiras, neste sábado (27/11), em Montevidéu, na final da Taça Libertadores, espera-se grande número de torcedores para comemorar o título junto aos jogadores, que retornam ao Rio no domingo (28/11). A Prefeitura do Rio, por meio da CET-Rio, Guarda Municipal, as secretarias de Transporte e de Ordem Pública, junto com a Polícia Militar e o Clube de Regatas do Flamengo, desenvolveu um esquema especial de trânsito, que será ativado caso o time rubro-negro conquiste o título.

 

Como aconteceu em 2019, após chegar ao Rio de Janeiro, a delegação do Flamengo seguirá para a Avenida Presidente Vargas, onde desfilará para seus torcedores, com previsão de início às 8h. O desfile ocorrerá entre a Igreja da Candelária e a Praça da República.

 

Interdições começarão às 5h

 

Para permitir que o público participe do desfile, a Avenida Presidente Vargas será bloqueada ao trânsito em ambos os sentidos, entre a Rua Primeiro de Março e a Rua Carmo Neto. As vias que servem de acesso também serão interditadas.

Os bloqueios serão iniciados às 5h, com o fechamento da Rua Primeiro de Março e do entorno da Igreja da Candelária. A partir daí, novos bloqueios serão executados de acordo com a ocupação de público nas vias. A previsão é que às 12h o evento já tenha terminado.

Como a área bloqueada é de grande extensão, é recomendado aos motoristas que, sendo possível, busquem rotas alternativas para seus deslocamentos que não passem pelo Centro da cidade, pois o trânsito na região deverá estar impactado.

Quem tem compromissos no Centro, como voos ou prova do Enem, deve antecipar deslocamento.

Para aqueles que têm como destino o Centro, a recomendação é que priorizem a utilização dos trens da Supervia e do Metrô, já que esses modais não são diretamente impactados por fechamentos viários. Também é recomendada a antecipação dos horários de deslocamentos, especialmente para aqueles que têm compromissos com horários marcados, como voos no aeroporto Santos Dumont ou prova do Enem.

Para permitir que mais uma rota fique disponível para a população, reduzindo os impactos das interdições no Centro, o fechamento do Túnel Marcelo Allencar que ocorre todos os domingos das 5h30 às 8h30 para  Área de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC) será suspenso, possibilitando que a ligação entre a Avenida Brasil, Linha Vermelha e Ponte Rio-Niterói com a Zona Sul seja feita pelo túnel de forma ininterrupta.

Na Ilha do Governador, por solicitação dos órgãos de segurança, ocorrerá o bloqueio da Ponte Velha do Galeão, em ambos os sentidos, às 5h, permanecendo assim até que a delegação já tenha seguido para a Avenida Presidente Vargas, o que está previsto para ocorrer antes das 8h. Durante o período de interdição, o acesso e saída da Ilha do Governador deverá ser feito pela Ponte Nova.

 

 

Centro do Rio, Avenida Presidente Vargas, Central do Brasil, Candelária
As interdições serão feitas de acordo com a ocupação da Avenida Presidente Vargas – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

 

 

Prefeitura vai monitorar o deslocamento da comitiva do Flamengo

 

A operação de trânsito contará com agentes da Guarda Municipal, da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e motoristas, além de efetuar os bloqueios de acordo com a necessidade.

Os técnicos da CET-Rio no Centro de Operações Rio (COR) irão monitorar a região do evento através de câmeras e, caso seja necessário, ajustes semafóricos serão implantados. Serão utilizados quatro painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as condições de trânsito, os bloqueios viários e as rotas de desvio.

Além da Rua Primeiro de Março, também serão interditadas, de acordo com a ocupação da Avenida Presidente Vargas, as seguintes vias: Avenida Rio Branco, Avenida Venezuela, Rua Camerino, Avenida Binário do Porto (a partir da Rua Professor Pereira Reis), Túnel Rio 450, Praça da República, Rua de Santana e Rua Benedito Hipólito.

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) também montou planejamento especial para acompanhar a comitiva do time do Flamengo, envolvendo equipes dos Grupamentos Especiais de Trânsito das Zonas Norte e do Centro, além de demais equipes operacionais, dando suporte na recepção dos jogadores durante o desembarque no aeroporto e também acompanhando o cortejo no Centro. Os agentes atuarão nas interdições e bloqueios viários com foco na fluidez e ordenamento do trânsito para mitigar os possíveis impactos, além de coibir outros tipos de desordens.

A Secretaria de Ordem Pública vai atuar com um comboio de fiscalização na região da Avenida Presidente Vargas e contará com agentes da Subsecretária de Operações, da Coordenadoria de Controle Urbano e da Guarda Municipal.

Linhas de ônibus municipais e intermunicipais poderão ter trajeto alterado. Veja o que muda no link: https://bit.ly/linhasdeonibus271121

Esse planejamento de trânsito somente será executado em caso de vitória do Flamengo.

Categoria:

  • 26 de novembro de 2021