O prefeito Rogério Cruz participou, na manhã desta terça-feira (26/04), das comemorações alusivas ao 34º aniversário da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (AGCMG). No evento, realizado no Hall Central do Paço Municipal, ele apresentou o novo uniforme da corporação, e fez entrega de instrumentos à banda de música.

Ao parabenizar a corporação pelo 34º aniversário, o prefeito destacou a evolução nas três décadas de existência, e as conquistas referentes a planos de carreira. “Temos compromisso de fazer da nossa Guarda Municipal a melhor do Brasil”, disse. Rogério Cruz salientou que “agentes responsáveis pela segurança pública merecem valorização e otimização do quadro operacional”.

Ele ressaltou esforços da gestão para assegurar avanços referentes ao plano de cargos e salários, bem como regularização da aposentadoria especial, e lembrou que projetos nesse sentido já foram enviados à Câmara Municipal.

O prefeito pontuou, ainda, que, em 15 meses de gestão, o foco é investimento em áreas estruturais do serviço público, e comemorou avanços na educação, segurança e saúde. “Quando há aplicação de recursos em serviços essenciais, quem ganha é a população”, frisou.

O presidente da AGCMG, comandante Wellington Paranhos, ressaltou o crescimento substancial da corporação nos últimos anos, apesar de jovem. “Temos o papel de polícia comunitária, e estamos sempre próximos da população, a quem acolhemos. O efetivo passou pelas academias das polícias Civil e Militar de Goiás, além da nossa própria academia, formalizada há cinco anos”, observou.

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo, é guarda civil metropolitano de carreira e pontuou, em discurso, o envio do plano de carreira da AGCMG à Casa. Ele destacou que a corporação “é a mais bem paga do país, graças a uma política salarial implementada pela gestão”. “Por isso, agradeço à gestão pelo olhar cuidadoso a esta corporação que me acolheu e tanto zela pela população”, disse.

Fotos: Jackson Rodrigues e Fernando Leite

Atualmente, a AGCMG tem efetivo composto por 1.251 agentes equipados com 102 viaturas. Os veículos atendem a sete unidades de comando regional e grupamentos especiais. Elas são: Goiânia Mais Segura, que realiza ações específicas na região da 44, a Guarda Ambiental, com operação nos parques municipais, a Ronda Municipal (Romu), o grupo de Operações com Cães (GOC-K9), e a patrulha Mulher Mais Segura, que atende e acolhe mulheres vítimas de violência doméstica.

Na cerimônia, estiveram presentes o chefe de gabinete e secretário particular do prefeito, José Alves Firmino, secretários-executivos da Administração, além dos vereadores Aava Santiago, Cabo Senna, Juarez Lopes, Jefferson Abel e Paulo Henrique da Farmácia, dentre outras autoridades.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia