PCDF forma primeira turma de pós-graduação em Segurança Pública

Suspeito correu, mas foi alcançado pelo sargento. Neste momento, ele apontou uma arma para o PM, que revidou com um tiro no ombro

Na última sexta-feira (14), a Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF, por meio da Escola Superior de Polícia Civil – ESPC, promoveu a solenidade de encerramento do 1º Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Segurança Pública, com ênfase na Formação de Tutores, Preceptores e em Pesquisa para o Distrito Federal e Entorno. 

Concluíram o curso, 19 alunos, servidores das carreiras de Delegados de Polícia, Agentes de Polícia, Escrivães de Polícia da PCDF e Polícia Civil de Goiás – PCGO e Agentes Policiais de Custódia. O curso foi promovido pela ESPC, em parceria com a Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal – Funab e com o Instituto Federal de Brasília – IFB.

Participaram da mesa de honra do evento, realizado no auditório da ESPC, o corregedor-geral da PCDF, Anderson Espíndola; a diretora da ESPC, Gláucia Cristina da Silva; o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFB – campus Ceilândia, Alisson Lopes de Oliveira; e a diretora da Funab, Simone Pereira Costa Benck.

A diretora da ESPC, Gláucia Cristina, parabenizou os formandos pelo empenho, dedicação e confiança que depositaram na Escola. “Vamos crescer juntos, universalizando a participação de alunos e tutores, objetivando o crescimento técnico-científico da nossa amada PCDF”, destacou.

O corregedor-geral, Anderson Espíndola, também formando desse curso, ressaltou a importância da metodologia utilizada – a Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP. “O aluno é o principal ator do processo de ensino e participa da resolução de problemas propostos. A ESPC acertou no uso da ABP”, concluiu.

A diretora da Funab, Simone Benck, afirmou que essa foi uma grande oportunidade de trabalho didático, pedagógico e profissional para a Fundação. “Esse projeto objetivou dar mais competência e profissionalismo à formação que já era feita na academia de polícia. Por isso desejamos que os formandos de hoje possam disseminar a semente que a PCDF plantou”, ressaltou.

O diretor do IFB, Alisson Lopes, também parabenizou os formandos e a Polícia Civil do DF pela iniciativa. “O estudo mediante resolução de problemas traz uma grande contribuição na formação do policial”, destacou.

Durante a cerimônia, os formandos receberam os certificados de conclusão do curso. A PCDF também entregou moeda institucional aos parceiros IFB e Funab. E houve o descerramento da placa com o nome dos alunos formandos do curso.

A oradora da turma, delegada Maria Aparecida Alves, fez discurso de agradecimento. “Parabenizo cada colega que aceitou o desafio de participar desse curso. Que a chama permaneça acessa no coração de cada aprendente para que os ensinamentos adquiridos possam colaborar de forma efetiva em todos os setores de nossas vidas”, concluiu.

Informações do Site PCDF