As temperaturas estão caindo e, com isso, chega a necessidade de ajudar quem passa frio – principalmente as pessoas que vivem na rua. O brasiliense que tem a intenção de auxiliar, mas não sabe como, pode aderir a alguma das várias campanhas do agasalho espalhadas pelo Distrito Federal.

Com o objetivo de reunir o maior número possível de roupas de frio, calçados e cobertas para suprir as necessidades de pessoas carentes, a 11ª Delegacia de Polícia Civil, do Núcleo Bandeirante, promove pela segunda vez a campanha Cabide Não Sente Frio.
Segundo o organizador do projeto, Gláucio Santana, é satisfatório fazer parte dessa ação. ” Já estou à frente da campanha há dois anos. Até me faltam palavras para expressar o sentimento. Não existe nada melhor do que ajudar e ver o sorriso dessas pessoas”, relata.
O agente de 46 anos também destaca a força de vontade como um dos principais estímulos na hora da doação. “Muitas vezes somos egoístas. Queremos ganhar, mas não ajudar. Porém, essa visão tem mudado bastante. Já recebemos muitas doações. E a maioria é de roupas novas, que estão até com etiquetas”, comemora.
Para o delegado da unidade, Robson Cândido, é gratificante fazer parte dessa iniciativa. “Abraçar essa causa é muito bom. E quando a atitude parte de alguém aqui de dentro da corporação, isso se torna mais maravilhoso ainda. É importante ressaltar o lado social. Sempre estamos aptos para ajudar quem precisa”, acrescenta.
As entregas são realizadas todas as sextas-feiras no Setor Sol Nascente (Ceilândia) e Estrutural . Para ajudar, basta comparecer à 11ª DP. “Não ficamos acumulando muitos itens. Toda semana busco reunir o que conseguimos e fazemos a entrega. Não acho justo guardar as doações enquanto existem pessoas lá na rua passando frio”, valoriza.
OAB
Com o slogan “Faça sua doação e aqueça também o seu coração”, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou uma campanha buscando complementar as necessidades da população em situação de vulnerabilidade. São aceitos todos os tipos de doações para o frio, como casacos, cobertores e sapatos, que serão distribuídos a idosos, adultos e crianças.
As pessoas interessadas em doar devem entregar as contribuições até o dia 22 de junho no edifício-sede da Seccional, na 516 norte, na Caixa de Assistência aos Advogados, no SHN, no terminal das vans e em todas as subseções que ficam localizadas em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Samambaia, Sobradinho e Taguatinga. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61)3035-7221.
Neste sábado, a ONG The Street Store DF promoverá a quarta edição do evento na comunidade do Sol Nascente. Será na Escola Classe 66, das 10h às 16h. A equipe conseguiu arrecadar toneladas de roupas de adultos e crianças, sapatos, brinquedos e cobertores.
Pontos nas estações do metrô
Pelo terceiro ano consecutivo, o Corpo de Segurança Operacional da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) também promove uma campanha do agasalho. Além de arrecadar itens que serão doados a instituições carentes do Distrito Federal, o CSO pede contribuições de alimentos e até mesmo brinquedos, que serão destinados a adultos e crianças carentes.
Segundo David Magalhães, que está à frente da iniciativa, o projeto é fruto do próprio Corpo de Segurança. “Começamos com algumas pessoas doando. E logo após toda a empresa abraçou a causa. Nós nos sentimos honrados em ajudar a população carente do DF. São pessoas que realmente carecem da solidariedade”, define.
Retorno crescente
Segundo ele, nas últimas edições da campanha, as doações foram satisfatórias. “É algo crescente. A cada ano vejo um retorno muito maior. Quando lançamos a campanha, foi com o intuito de sensibilizar a população. Muitas vezes, na correria do dia a dia, não percebemos quantas pessoas precisam de uma ajuda. Então, ter um ponto fixo nas estações é importante, pois, no deslocamento para casa ou trabalho, a população acaba doando”, lembra.
A campanha vai até o dia 16 de junho. As doações poderão ser deixadas nas estações Central, Shopping, Arniqueiras, Praça do Relógio, Terminal Samambaia e Ceilândia Centro.
“Após fazer uma triagem, vamos escolher o material a uma instituição e concluir a doação”, explica David.

ONDE DOAR

Cabide não sente frio: 1ª DP (Núcleo Bandeirante), Praça Central 3ª Avenida.
CSO Solidário: Estações do metrô: Central, Shopping, Arniqueiras, Praça do Relógio, Terminal Samambaia e Ceilândia Centro.
OAB-DF: Edifício-sede (516 norte) e em todas as subseções.
The Street Store DF: Neste sábado, na Escola Classe 66 (Sol Nascente), das 10h às 16h.
Fonte: Jornal de Brasília – Texto de Joyce Coelho – redacao@jornaldebrasilia.com.br