Pela primeira vez, o Residencial Luiz Gonzaga, no Grande Jangurussu, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza, recebeu na manhã desta sexta-feira (08), a 16° edição da Operação Domus. Uma moto com queixa de roubo foi recuperada e dois adolescentes com um simulacro foram apreendidos. A operação tem como objetivo verificar a existência de irregularidades e continuar o combate ao crime, proporcionando uma maior sensação de segurança aos moradores de conjuntos habitacionais.

Os trabalhos policiais foram realizados pelas Forças de Segurança e contaram com o apoio de profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Enel Distribuição Ceará e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Durante a 16ª edição da ofensiva, a força-tarefa resultou em abordagens e diálogos com os moradores do residencial, fortalecendo o vínculo entre Estado, Município e comunidade. Durante as averiguações, a Enel realizou 39 inspeções no residencial, onde foram constatadas cinco irregularidades.

Ao todo, 30 blocos foram vistoriados por equipes do Corpo de Bombeiros, onde diversas irregularidades comuns aos blocos foram identificadas, dentre elas, extintores de incêndio vencidos, centrais de gás desativadas, ausências de iluminações de emergência e mangueiras de caixas de incêndio danificadas. Por esse motivo, os responsáveis serão notificados. Houve ainda inspeções de tornozelados feitas por policiais penais da SAP.

Em meio à operação, os policiais militares foram informados acerca de um roubo de veículo, próximo ao residencial. Rapidamente, os PMs foram ao local informado, onde interceptaram dois adolescentes com a motocicleta e um simulacro de arma de fogo. Os jovens com 12 e 17 anos de idade foram capturados e conduzidos para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), unidade da PC-CE. Lá, foram autuados em um ato infracional análogo ao crime de roubo. A motocicleta roubada foi restituída à vítima.

Outras edições

Com quase três meses de duração, a Operação Domus já realizou 16 ofensivas. A primeira aconteceu no dia 15 de julho de 2021, no residencial Alameda das Palmeiras. Outros conjuntos habitacionais também já receberam a operação. São eles: Cidades Jardim I e II, Alameda das Palmeiras II e Vila do Mar III, todos em Fortaleza; e Residencial Orgulho do Ceará II, em Pacatuba, e no Residencial Nova Caiçara, em Sobral.

Operação Domus 

A operação tem por finalidade detectar irregularidades relacionadas a ameaças recebidas por moradores, furto de energia, pessoas com mandado de prisão em aberto e outras situações encontradas durante a ofensiva, como construções irregulares em áreas comuns dos moradores. As ações também visam reforçar saturações preventivas e fiscalização de indivíduos monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

Domus é um termo em latim que significa domicílio. Com isso, a Operação Domus, deflagrada pela SSPDS, busca manter a sensação de acolhimento e bem-estar em conjuntos habitacionais.

Fonte: PCCE