O terceiro dia de eventos da Semana da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) encerrou com uma solenidade em homenagem aos policiais civis e servidores em processo de aposentadoria. O encontro aconteceu, na tarde de hoje (20), no auditório da instituição. O evento teve o objetivo de homenagear servidores da Polícia Civil em processo de aposentadoria. Na ocasião, os homenageados receberam um certificado de reconhecimento pelos serviços prestados à Polícia Civil e à sociedade.

Além disso, o evento permitiu reencontros entre os servidores. O secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, destacou o merecimento de respeito e homenagem para os aposentados. O delegado-geral da PC-CE, Sérgio Pereira, reconheceu o empenho dos homenageados em ter desempenhado tão bem a missão na Polícia Civil. “Nossa instituição estará sempre de portas abertas para recebê-los”, concluiu.

A delegada e diretora do Departamento de Gestão de Pessoas da PC-CE, Évna América, destacou o momento solene muito importante, pois é o reconhecimento e gratidão aqueles que tanto contribuíram para a Polícia Judiciária.

Sandra Lúcia, escrivã em processo de aposentadoria, ressalta com emoção a importância do reconhecimento da instituição para aquelas que fizeram história da PC-CE “Ser aposentada é reconhecer que fizemos um bom trabalho, já atuei em diversos departamentos, inclusive no Núcleo de Homicídios. Fico emocionada em saber que fiz um bom trabalho nestes 33 anos, sei que aqui eu construir uma família”, disse.

Já o inspetor Weudo Jorge também pontuou a gratidão em ser homenageado. “45 anos de profissão e tive vários momentos marcantes, aqui foi a minha casa, o começo de uma Polícia Civil estruturada. Só quero deixar registrado que eu me orgulho de fazer parte dessa instituição, dessa Polícia Civil chamada família” finalizou ele.

Últimas apresentações dos estudos de caso do II Simpósio

Pela manhã, o II Simpósio Estadual da Polícia Judiciária encerrou os encontros com palestras de estudos de casos e investigações policiais. O delegado e diretor do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), Edmo Leite, iniciou falando sobre sonegação de impostos e fraude fiscal estruturada e a atuação da Polícia Judiciária. Ele explicou sobre a origem do tributo e o dever de pagar. Detalhou, ainda, sobre aspectos gerais e fez breve considerações sobre a Lei 8.137/90, que define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo.

O delegado titular da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), Osmar Berto, discorreu sobre Operação “Hasta” de combate à corrupção em licitações e contratos administrativos. Ele explicou como foi realizada a ação da PC-CE nas duas fases da operação em que investigou a fraude em licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As ofensivas policiais ocorreram em Fortaleza, Caucaia, Itatira e Pacatuba. A delegada Ivana Marques contou como ocorreram as investigações e detalhou o andamento das operações, bem como, falou sobre as prisões e apreensões realizadas durante as ações.

Para finalizar os trabalhos, o delegado da 3ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Ícaro Coelho, falou sobre a investigação das mortes na Sapiranga e o desenrolar das investigações. O delegado detalhou como ocorreram as apurações policiais, até chegar aos autores do crime. O secretário-executivo da SSPDS, Samuel Elânio esteve presente e participou do encerramento do Simpósio.

Fonte: PCCE