Uma ação integrada das Polícias Civil (PCCE) e Militar (PMCE) do Ceará realizada, na manhã desta quinta-feira (7), resultou na apreensão de drogas, munições e a quantia de mais de R$ 40 mil. A ofensiva teve como objetivo o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em quatro casas na localidade de Severino, zona rural da cidade de Itapipoca e que faz divisa com a cidade de Uruburetama, ambas pertencente à Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado. Os locais vistoriados pelas equipes policiais funcionavam como pontos de distribuição de entorpecentes na região. Cinco pessoas foram capturadas, entre elas, um adolescente de 15 anos.

As investigações identificaram que os locais onde funcionavam o comércio dos entorpecentes era controlado por um grupo criminoso atuante na região. Entre os presos está Silas Vales de Sousa (31), sem antecedentes criminais anteriores. O homem é apontado com o chefe do tráfico no local. Também foram presos Jean Oliveira Sousa (29), que já responde por tráfico de drogas, e o pai dele Antônio Acassio de Sousa (64), sem antecedentes criminais, ambos exerciam a função de gerentes do tráfico, sendo o último responsável pelo financeiro do coletivo criminoso, de acordo com as apurações. Também foi preso Gabriel Sousa do Nascimento (21), sem antecedentes criminais, além da apreensão do adolescente de 15 anos. Ambos agiam como olheiros do tráfico e vendedores, como apontam os levantamentos policiais.

No total, as Polícias apreenderam mais de R$ 40 mil, além de uma grande quantidade de cocaína, mais de uma centena de munições de calibres variados, balanças de precisão, cadernos com anotações sobre o tráfico de drogas, cartões magnéticos bancários em nome de terceiros, material para embalar a droga, aparelhos celulares, cadernetas de jogos de contravenção penal e três veículos – sendo dois carros e uma motocicleta.

Todo o material apreendido e os suspeitos foram conduzidos para a sede da Delegacia Regional de Itapipoca, onde os adultos foram autuados pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas, além de posse ilegal de munição e corrupção de menores. Já o adolescente foi autuado em um ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas.

Denúncias

A população pode contribuir com o trabalho da Polícia repassando informações sobre crimes que tenha conhecimento. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (88) 3673-7042, Delegacia Regional de Itapipoca. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Fonte: PCCE