Após diligências para cumprir um mandado de busca e apreensão, equipes da Delegacia Municipal de Acopiara da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prenderam um homem por posse irregular de arma de fogo e por crime ambiental. O alvo dos policiais civis foi flagrado com uma espingarda calibre 12, munições intactas e deflagradas do mesmo calibre e uma motosserra sem licença ambiental. A prisão foi realizada nessa terça-feira (16), no município de Acopiara, na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21).

Com investigação em andamento sobre um indivíduo que mantinha armas em sua posse, os policiais civis se deslocaram na manhã de ontem em busca de um endereço na localidade de Sítio Manoel Gonçalves, zona rural de Acopiara. No imóvel, os agentes cumpriram a ordem judicial e apreenderam no local uma espingarda calibre 12, 13 munições do mesmo calibre – entre deflagradas e não – e uma motosserra sem a Licença para Porte e Uso (LPU), documento obrigatório concedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Diante da situação de crime em flagrante, o proprietário do imóvel, identificado como Francisco Ivan da Silva (61), foi autuado por posse irregular de arma de fogo e pelo porte indevido da ferramenta, com base no artigo 51 da Lei de Crimes Ambientais: “comercializar motosserra ou utilizá-la em florestas e nas demais formas de vegetação, sem licença ou registro da autoridade competente”.

Denúncias

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (88) 3565-9501, que é o telefone da Delegacia Municipal de Acopiara. A unidade também recebe denúncias via WhatsApp pelo número (88) 98183-6221. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Fonte: PCCE