Dando continuidade às investigações relacionadas a criminosos, que tentam extorquir comerciantes, a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) prendeu nessa quinta-feira (04), um suspeito de participação nesses delitos e que se preparava para fugir para o Rio de Janeiro. Detalhes do trabalho policial foram divulgados na manhã desta sexta-feira (05), em coletiva de imprensa na sede da Superintendência da PC-CE, em Fortaleza.
Edson Gabriel Alves Freitas, de 24 anos, que já responde a seis procedimentos policiais por tráfico de drogas, roubo, porte ilegal de arma de fogo, receptação, foi preso na cidade de Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.
As investigações desenvolvidas pela PC-CE indicam que Gabriel, integrante de um grupo criminoso com atuação no município de Catunda, estava escondido em Sobral e de lá comandava as extorsões e o controle do tráfico de drogas de Catunda, que fica a cerca de 126 quilômetros de distância de onde o homem estava escondido.
Durante o trabalho investigativo, os policiais civis descobriram ainda que o suspeito já estava pronto para fugir para o Rio de Janeiro, a fim de se esconder de ações da Polícia Civil do Ceará. Porém, o homem foi preso no mesmo dia em que embarcaria para o estado fluminense.
A captura de Gabriel foi realizada por policiais civis das delegacias de Santa Quitéria e de Sobral. Ele foi preso no momento em que saía de uma clínica médica, após uma consulta. Com ele, foram apreendidos um celular e a quantia de R$ 1,3 mil. Já na residência onde ele morava, foram apreendidos cadernos com anotações do comércio de drogas em Catunda. Diante de todo material, o homem foi conduzido para a delegacia onde foi autuado por integrar organização criminosa. As investigações em torno das atividades criminosas do suspeito seguem em andamento.