A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) recebeu, na manhã da última segunda-feira (23), membros do Centro de Justiça Restaurativa (CJR) da Defensoria Pública Geral do Estado. O encontro entre as instituições visou conhecer as dependências da PC-CE, bem como o funcionamento dos Departamento de Proteção a Grupos de Vulneráveis (DPGV) e a Divisão de Proteção ao Estudante (DIPRE). Ainda no encontro, foram discutidos a necessidade de firmar uma ação conjunta que visa a capacitação dos policiais civis para um atendimento qualitativo com técnicas de justiça restaurativa.

A reunião, que aconteceu na superintendência da PC-CE, no bairro Centro, em Fortaleza, teve como discussão assuntos pautados para um melhor atendimento nas delegacias de polícias ao que se referem as demandas que precisam ser encaminhadas à defensoria pública. Estavam presentes, Otávio Coutinho, diretor de Planejamento e Gestão Interna da Polícia Civil; Ana Paula Barroso, diretora adjunta do DPGV; Cláudio Marques, diretor do DIPRE; Rodrigo Vasconcelos, delegado de Polícia de Sobral; Neusimar Barroso, escrivã lotado DIPRE; Tiago Seabra, inspetor de Polícia e Érica Regina Albuquerque, defensora pública e coordenadora do CJR.

Para a diretora do DPGV, Ana Paula Barroso, o encontro foi bastante relevante no que se trata das ações de combate aos crimes, que têm como vítimas os grupos com maior vulnerabilidade. “ É uma parceria importante entre a Defensoria Pública e a Polícia Civil com enfoque na Justiça Restaurativa notadamente para adolescentes em conflito com a lei e para ofensores de violência doméstica a fim de trabalhar no campo da prevenção de novas ações delitivas”. Finalizou ela.

Fonte: PCCE