Um grupo de 20 policiais civis participam, até o próximo dia 20 de agosto, do Curso de Vistoria Veicular e Inclusão/Exclusão de Gravame de Roubo ou Furto, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).
A capacitação, que visa orientar os agentes sobre as diversas circunstâncias jurídicas que envolvem a inclusão e exclusão do gravame de roubo ou furto dos veículos automotivos, e sobre os sinais identificadores dos mesmos, tem uma carga-horária de 72 horas/aula. As instruções ocorrem na sede da Aesp e na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), no bairro Maraponga, em Fortaleza.
De acordo com o Plano de Ação Educacional (PAE), o curso tem uma didática que envolve aulas teóricas e atividades práticas sobre a vistoria veicular; o sistema e a operacionalização de tecnologias utilizadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).A aula inaugural do curso contou com palestras do delegado titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), Pedro Viana de Lima Júnior; e do escrivão de classe especial, Francisco Willans Quezado. Segundo o titular da delegacia especializada, com este curso, mais policiais estarão habilitados para atuar em ações de combate a crimes de roubos, e fraudes documentais e veiculares no Estado.
“É um curso extremamente importante, sobretudo a questão do gravame, porque a inclusão no sistema permite que os órgãos policiais consigam de forma um pouco mais rápida a recuperação daquele veículo roubado ou furtado, evitando muitas vezes, que aqueles veículos atravessem nossas divisas. E a baixa do gravame em si, também tem uma importância muito grande, porque o cidadão quando tem o seu veículo roubado e registra um Boletim de Ocorrência, na base de dados de todas as Polícias, inclusive uma base nacional, vai o gravame de roubo e furto desse veículo, e enquanto isso não for dado baixa, o cidadão que tiver transitando nesse veículo, vai ser abordado pela Polícia. Por isso, é extremamente importante que o cidadão, tão logo tenha o seu veículo recuperado, que ele compareça às delegacias. Aqui no caso da Capital, na DRFVC, e nessas delegacias que ficarão habilitadas também a realizar esse serviço agora, com a formação desses novos policiais”, explicou Pedro Júnior.
Esta é a primeira turma do Curso de Vistoria Veicular e Inclusão/Exclusão de Gravame de Roubo ou Furto de 2021 e capacitará inspetores e escrivães lotados em delegacias de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Horizonte, Sobral, Russas, Itapipoca e Quixadá.