Forças de segurança do Governo de Goiás lançaram ações de combate à violência contra a mulher em Goiás, na manhã desta segunda-feira (27). As ações serão realizadas durante todo o mês de março, em parceria com o Ministério da Justiça e outros órgãos da segurança pública, com foco na redução de crimes como feminicídio e violência doméstica. Para o delegado-geral da PCGO, André Ganga, a operação deve pontencializar o já efetivo trabalho da instituição nesse tipo de delito.

A Operação Atria é articulada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e Secretaria Nacional de Segurança Pública, com foco no combate a crimes de violência contra a mulher em Goiás. Além da Polícia Civil, a operação terá empenho de efetivo da Polícia Militar (PM), além da participação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM).

A força-tarefa estará empenhada em ações de combate e prevenção a toda e qualquer forma de violência doméstica e familiar contra a mulher, com atenção especial para o crime de feminicídio. A Operação Atria faz referência ao nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral”, do hemisfério estelar sul, que possui coloração alaranjada – remete à retirada da mulher de uma situação de vulnerabilidade e a coloca em posição de estrela mais importante, devido ao papel fundamental que tem na estrutura familiar.

No decorrer desta segunda-feira, o Batalhão Maria da Penha e equipes da Patrula da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia farão o cumprimento de medidas cautelares, além de visitas solidárias e comunitárias.