O governador Ronaldo Caiado inaugurou, no fim da manhã desta segunda-feira (21/2), a nova sede da Central-Geral de Flagrantes e Pronto Atendimento ao Cidadão (CGF) de Trindade (16ª DRP). No mesmo endereço, também funcionará a sede da 1ª Delegacia Distrital de Polícia do município. Ambas as unidades são coordenadas pelo delegado Vicente César Stabile Gravina. A unidade fica na Rua 200, Setor Sol Dourado, Trindade. O local antes abrigava uma escola e foi reformado, tendo sido feita nova pintura, reparos no telhado e parte elétrica e outras adaptações no prédio, cuja área construída é de mil metros quadrados. Fora do horário de expediente, em dias de feriado e final de semana, a Central receberá todas as ocorrências coercitivas dos 20 municípios que a compõem.
Ao lado do Delegado-Geral da Polícia Civil, Alexandre Lourenço, e do Secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, o governador descerrou a placa de inauguração. O governador agradeceu a presença de todos pelo empenho na construção da unidade: “Houve o reaproveitamento com eficiência da escola que aqui funcionava. E agora a delegacia atenderá 20 municípios. Governar significa trazer resultado à população”, afirmou o governador, que também agradeceu aos policiais pelos índices positivos de segurança pública alcançados em Goiás. O Delegado-Geral da PCGO, Alexandre Lourenço, agradeceu ao governador pela compreensão da necessidade de um novo prédio para a Central de Flagrantes. “Esta é a entrega de um instrumento de trabalho muito importante para Trindade. Uma regional jovem, bastante populosa, para onde se deslocam todas as ocorrências da região”, frisou.
Participaram do evento várias autoridades, entre elas, o Delegado-Geral Adjunto da PCGO, Reinaldo Koshiyama de Almeida; a Superintendente de Polícia Judiciária, Ana Cláudia Rodrigues Stoffel; o Gerente de Planejamento Operacional, Rilmo Braga; a Delegada Regional de Trindade, Silvana Nunes; o prefeito de Trindade, Marden Júnior; o diretor do foro de Trindade, Liciomar Fernandes; deputados federais Delegado Waldir e Flávia Morais, além dos policiais civis da regional e outras autoridades.
Participação das autoridades
O juiz diretor do foro de Trindade, Liciomar Fernandes, externou sua gratidão e disse que Trindade tem estrutura capaz de concretizar os sonhos e necessidades da população que procura a Polícia Civil. “A Polícia é a primeira autoridade a ter contato com o problema. Viciado esse primeiro contato, todas as demais fases da persecução penal ficam viciadas”, declarou. O Secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, disse que o espaço é extremamente funcional para atender a população trindadense e das demais cidades, destacando “a participação da comunidade, a união de esforços para a entrega de vários serviços à segurança pública e à população”, em suas palavras. A Delegada Regional de Trindade, Silvana Nunes, cumprimentou a todos, com especial atenção às mulheres. Agradeceu pela parceria público privada que possibilitou a inauguração da nova sede. E agradeceu ao empenho dos policiais civis: “Obrigada por vocês estarem conosco, sabendo que íamos melhorar as condições de trabalho dos policiais. E também à população trindadense. A população dos demais 19 municípios acabam se beneficiando também com essa obra”, declarou. Ao fim da solenidade, o governador Ronaldo Caiado anunciou que o prefeito Marden Junior doou uma área do município para construção de uma nova sede da 2ª Delegacia Distrital de Polícia (DDP).