Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no último domingo (14), policiais civis de Goiás se uniram na intenção de conscientizar a população sobre a importância da causa. Os agentes de polícia Eurípedes Camilo de Oliveira Neto, Edvan Nascimento Souza Santos e Mycaely Rodrigues Araújo participaram de uma doação simbólica, na manhã desta quinta-feira (18), no Banco de Sangue que abastece o Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ). Também fizeram parte da campanha equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal Civil Metropolitana (CGM) e a Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (SMT).
Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugeriu o isolamento social como forma de prevenir o avanço do novo coronavírus (Covid-19), a unidade tem sentido no estoque o impacto da quarentena e já contabiliza uma diminuição de 30% no número médio de doadores/semana. O recuo deve afetar os pacientes oncológicos que, devido à natureza própria do tratamento, precisam de sangue diariamente.
Das 160 pessoas atualmente internadas na unidade, estima-se que 45 façam uso diário do sangue armazenado no local. Só no setor de Hematologia, por exemplo, 90% dos pacientes precisam, em algum momento, de transfusão sanguínea.
Parcerias deste tipo ganham ainda mais relevância quando cruzada com dados do Ministério da Saúde que aponta que, até o final de 2019, apenas 1,6% da população era doadora de sangue.