A Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap), deflagrou hoje (11/4) a Operação Inopia, com o objetivo de cumprir quatro mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas que atuaram em contratação pública realizada pela Agência de Meio Ambiente (Amma) do município de Senador Canedo.
Após extenso trabalho investigativo, foram revelados indícios de que, no ano de 2020, a Amma realizou contratação direta ilegal e superfaturada relacionada a locação de caminhões-pipa para o transporte de água potável no município de Senado Canedo. Além do superfaturamento praticado, apurou-se que o contrato previa o transporte de água potável para as regiões necessitadas pelo período de 30 dias, sendo, porém, executado em apenas 07 dias, apesar do valor pactuado ter sido integralmente pago à empresa contratada.
O prejuízo financeiro aos cofres públicos pelo superfaturamento e pagamento pelo serviço não executado pode chegar a R$ 212.500,00. Por outro lado, os prejuízos causados à sociedade canedense pela não distribuição de água potável mostra-se incomensurável.
As investigações abarcam a possível ocorrência dos crimes de contratação direta ilegal e fraude em licitações, peculato, além de corrupção ativa e passiva. Todos os mandados foram cumpridos, em Senador Canedo, com o fim de apreender aparelhos eletrônicos e documentos relacionados aos fatos e elucidar a existências de mais envolvidos, bem como, a real extensão do dano causado.