A Polícia Civil de Goiás esteve hoje, em Brasília, para o Lançamento do programa RG Nacional nos Estados. A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença dos ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luís Eduardo Ramos; do ministro de Segurança Pública e Justiça, Anderson Torres; e da Economia, Paulo Guedes. Representaram o Delegado-Geral da PCGO, Alexandre Lourenço, os delegados Luciano Carvalho, da Seção de Análise Criminal (SPJ), a chefe da Divisão de Comunicação, Paula Meotti. Representaram a Gerência de Identificação da PCGO os policiais civis Antônio Maciel e Raul Almeida.

Trata-se de um projeto piloto lançado hoje. Ao todo, oito Estados estão participando da emissão de carteira de identidade com este novo modelo, incluindo Goiás. O RG Nacional traz mudanças e benefícios aos cidadãos. O novo layout é mais seguro e padronizado, com um mesmo padrão visual a ser seguido por todos os Estados e numeração única e válida em todo o território nacional. A obrigatoriedade do novo modelo começará em 2032, porém, em Goiás, o novo modelo em cartão já deve começar a ser emitido a partir de agosto deste ano.

O novo modelo tem uma ligação direta com o CPF. Assim, a Polícia Civil de Goiás já está com processo de integração dos números de RG com a base de dados da Receita Federal e também com a Identificação Civil Nacional (ICM), que possibilitará o compartilhamento de dados eleitorais e do bando de dados dos órgãos de trânsito (Denatran) para efetuar a verificação biométrica da população e dar mais segurança à nova carteira de identidade.