A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFVRA), após receber informações do 43º Batalhão da Polícia Militar de Goiás (de São Luís de Montes Belos) sobre a ocorrência de uma série de furtos e roubos de caminhonetes de luxo em municípios do interior de Goiás, iniciou investigação policial e, depois do deferimento de medidas cautelares pelo Poder Judiciário da Comarca de São Luís de Montes Belos, com a anuência do representante do Ministério Público, conseguiu identificar todos os integrantes do grupo criminoso.
Durante a investigação, apurou-se que os investigados possuíam um sofisticado esquema de atuação, com o emprego de bloqueadores de sinal de rastreamento veicular, módulos de ignição e armas de fogo, tendo praticado a subtração de, pelo menos, mais de uma dezena de caminhonetes nas cidades de São Luís de Montes Belos, Firminópolis, Uruaçu, Mossâmedes, Itaberaí e Cromínia. Os veículos eram posteriormente desmanchados e suas peças, destinadas ao abastecimento de uma loja situada na região da Canaã, em Goiânia, de propriedade do líder do grupo.
Nesse fim de semana, entre os dias 07/11/2020 e 08/11/2020, constatou-se que o grupo criminoso praticou duas novas subtrações de automóveis: uma TOYOTA HILUX, COR BRANCA e uma MMC/L200 TRITON, COR BRANCA, veículos que estariam sendo desmanchados em um galpão situado no setor Parque Oeste Industrial, em Goiânia.
Assim, durante a manhã dessa segunda-feira (09), a equipe policial da DERFRVA deflagrou operação com o intuito de desarticular a organização criminosa identificada e recuperar os veículos recentemente subtraídos, dirigindo-se ao galpão citado. No local, tentada a abordagem, os criminosos resistiram à voz de prisão e efetuaram disparos de arma de fogo contra a equipe policial, que reagiu. Após intensa troca de tiros, obteve êxito em fazer cessar a injusta agressão, em legítima defesa, que culminou no óbito de quatro investigados. Eles foram socorridos, mas não resistiram.
Com os investigados, foram apreendidas 06 armas de fogo, sendo duas pistolas semiautomáticas, uma de calibre 9mm e outra de calibre 45”; três revólveres de calibre .38 e uma espingarda de calibre 22’; bloqueadores de sinal de rastreamento, módulos de ignição, ferramentas utilizadas para o desmanche dos automóveis e quatro caminhonetes de luxo, veículos produtos dos crimes investigados, além de inúmeras peças de outros veículos já desmanchados, bem como os veículos utilizados pelos criminosos como suporte para a prática dos delitos, vulgarmente conhecidos como “cavalos” e o caminhão utilizado no transporte das peças retiradas dos veículos subtraídos.