A Polícia Civil do Estado de Goiás, por intermédio da Delegacia de Polícia de São Miguel do Araguaia, nesta sexta-feira (10/3) deu cumprimento a mandado de prisão preventiva em face de investigado por crimes de furto praticados em dois estabelecimentos comerciais da cidade de São Miguel do Araguaia. José Maria Mendonça teria, no dia 22 de fevereiro deste ano, por volta das 3h, quebrado o cadeado e arrombado a porta de entrada de um mercado, situado na Av. Amazonas, setor Vila Martins, ocasião em que subtraiu diversas mercadorias, sendo o fato delituoso registrado por uma câmera de monitoramento instalada no interior do estabelecimento. A equipe de investigação apurou ainda que, no dia 02 de março, ele, mediante abuso de confiança, teria subtraído cerca de R$ 400 do caixa de outro estabelecimento comercial localizado no setor Cristal.
José Maria possui antecedentes criminais pela prática de crimes patrimoniais, já tendo sido um dos alvos da Operação Negócios de Família, deflagrada em novembro de 2021, visando reprimir os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Dadas as circunstâncias, com a finalidade de garantir a ordem pública e evitar reiteração criminosa, a autoridade policial representou pela decretação da prisão preventiva do autor, o qual , neste momento, encontra-se recolhido na unidade prisional local.
Conforme despacho da autoridade policial, nos termos da Lei n° 13.869/2019 e da Portaria n° 547/2021 – PC, a divulgação do nome e da imagem do investigado se justifica por imperativos de interesse público, considerando o aumento recente do número ocorrências de furtos em estabelecimentos comerciais na cidade, praticados em contextos semelhantes, sinalizando possível envolvimento do investigado, o que poderá ser confirmado por eventuais vítimas e demais elementos de corroboração que vierem a ser apresentados.