Nessa segunda-feira (10/10), a Polícia Civil da Bahia, em apoio à Polícia Civil de Goiás, cumpriu mandado de prisão preventiva, em Irecê (BA), contra Leandro de Deus Oliveira, 38 anos. Leandro estava foragido do estado de Goiás por conta de diversos crimes de estelionato qualificado (na modalidade virtual). Os golpes eram aplicados contra comerciantes (locadores de betoneiras) que teriam sido lesados por um suspeito que utilizou documentos falsos para locá-las. Foram identificadas pelo menos cinco vítimas, que suportaram um prejuízo de aproximadamente R$ 60 mil.
A investigação realizada pela 1ª Delegacia Distrital de Polícia de Aparecida de Goiânia constatou que o autor pagou em espécie o aluguel de algumas betoneiras e já saia da loja com o equipamento. Para ludibriar suas vítimas, chegou a alugar uma casa, utilizada exclusivamente para a entrega das betoneiras. Algumas empresas-vítima necessariamente entregavam os equipamentos no endereço citado pelo cliente, até como forma de garantir e identificar o local. Por isso, algumas vítimas realizaram o cadastro com o autor, sempre por WhatsApp, e depois entregaram os equipamentos na “casa” do cliente, local que havia acabado de ser alugado pelo golpista. Depois disso, ele saiu da cidade e os equipamentos não foram devolvidos.
O investigado também possuía outro mandado de prisão (definitivo) em aberto pelo cometimento do crime de roubo. Preso em Irecê, após fugir de Aparecida de Goiânia, ele deve ser recambiado para Goiás. A divulgação da imagem do preso foi procedida nos termos da Lei nº 13.869/2019 e da Portaria nº 547/2021 – PC, conforme Despacho do(a) Delegado(a) de Polícia responsável pelo inquérito policial, de modo que a publicação de sua imagem possa auxiliar no surgimento de novas vítimas.