A Polícia Civil de Goiás, por intermédio da Delegacia de Polícia de Alto Paraíso e Delegacia de Polícia de Padre Bernardo, cumpriu, nesta quinta-feira (23), na zona rural de Padre Bernardo, mandado de prisão temporária referente a tentativa de homicídio ocorrida no último domingo, em uma festa denominada “cavalgada”, na zona rural de Alto Paraíso.
O conhecimento do fato criminoso ocorreu através da ampla divulgação do vídeo da empreitada criminosa através do aplicativo WhatsApp. De imediato, a Polícia Civil instaurou inquérito policial para apuração dos fatos.
O fato investigado nesses autos ocorreu no início da manhã do dia 19 de dezembro de 2021, quando várias pessoas se encontraram nas proximidades do evento, em virtude de vários carros estarem atolados na estrada de saída da festa. Segundo a delegada Bárbara Buttini, foi nesse contexto em que ocorreu a tentativa de homicídio, por meio de asfixia (corda amarrada no pescoço) em desfavor da vítima, de 18 anos.
O vídeo da ação criminosa foi pormenorizadamente analisada pela equipe da Polícia Civil deixa inequívoco a intenção de matar do autor, de 22 anos. No início do vídeo, é possível inferir que as agressões já teriam se iniciado há algum tempo. “A vítima passava por sofrimento anterior à gravação, pois já estaria coberta de lama, amarrada, somente de cueca e sem calçados”, explica a delegada.
A vítima pediu ajuda em diversos momentos, o que não impediu que o autor continuasse a puxar a corda amarrada em seu pescoço. Com a força empregada pelo autor, é possível ver que em determinado momento a vítima fica totalmente suspensa no ar. O vídeo termina com a vítima caída ao solo, com costas no chão.
O autor foi imediatamente identificado pela Polícia Civil de Alto Paraíso e vítima e testemunhas prestaram declarações em sede policial. Os elementos de informação indicam que a vítima estava em estado de inconsciência – intoxicação aguda fortuita (decorrente de ato de terceiro) de álcool ou substância efeitos análogos. Ademais, o autor não pertencia ao círculo social de amizades da vítima, descartando qualquer hipótese de conduta culposa. Os elementos informativos reunidos apontam que o investigado, no mínimo, agiu com dolo eventual.
Além disso, no decorrer das investigações também foi descoberto um vídeo do autor manipulando uma motosserra ligada, a centímetros de outro indivíduo ainda não identificado.
Após a expedição do mandado pelo Poder Judiciário, a Polícia Civil conseguiu localizar o autor, que estava na zona rural de Padre Bernardo. Assim, após troca de informações policiais entre a Delegacia de Alto Paraíso e a Delegacia de Padre Bernardo, a Delegacia de Padre Bernardo cumpriu o mandado de prisão temporária em desfavor do investigado.