Na manhã desta quarta-feira (9), a Polícia Civil do Maranhão apresentou os resultados da operação “Luz na Infância” que visa o combate a crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Tal operação faz parte de uma mobilização nacional para combater essa modalidade de crimes sendo articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).
No Maranhão, a operação que está na sua 8º edição foi executada pelo Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos(DCCT/SEIC) que resultou no cumprimento a dois mandados de busca e apreensão, aonde nas casas dos alvos foram apreendidos, computadores, notebook, celulares e outros objetos eletrônicos que foram encaminhados para perícia.
Em suas sete edições anteriores, realizadas entre 2017 e 2020, a ‘Luz na Infância’ já cumpriu mais de 1.450 mandados de busca e apreensão e prendeu cerca de 700 suspeitos de praticarem crimes cibernéticos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o Brasil e em outros países.