Nas corporações policiais encontram-se os profissionais e servidores públicos com a missão de assegurar a execução da Política de Segurança Pública.
Tais profissionais, contudo, encontram-se vulneráveis às pressões do Estado e da sociedade, na qual o crescimento da criminalidade e violência provocam profundas inquietações, das cobranças pessoais e das constantes tensões e perigos a que estão submetidos e muitas vezes, tornam as relações individuais e coletivas conflituosas, nocivas à saúde dos policiais.
Considerando a natureza do trabalho dos profissionais da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/MA), que enfrentam diariamente eventos que envolvem o perigo, a violência, a morte e as relações interpessoais, torna-se indispensável que a SSP/MA tenha preocupação com a qualidade de vida no trabalho dos seus servidores, viabilizando programas direcionados de atenção à saúde física e mental, a partir da identificação do perfil do seu servidor.
Nesse contexto, a realização da Pesquisa Diagnóstico de Qualidade de Vida no Trabalho e Saúde do efetivo policial é fundamental para o direcionamento efetivo de ações preventivas e de saúde ao servidor.
A pesquisa terá duração aproximada de 30 minutos sendo aplicada presencialmente por uma entrevistadora, de forma individual, no horário definido e disponibilizado nos links.
A relação dos participantes foi definida utilizando-se critérios estatísticos, a partir de sorteio realizado pela Ágora Pesquisa, com probabilidade de seleção igual entre os elementos, considerando as distribuições e quantidade de cargos da PMMA, PCMA e CBMMA.
Ressalta-se que absolutamente todos os dados, nomes e respostas terão total sigilo e anonimato dos respondentes, em observância ao contrato entre a SSP/MA e Ágora Pesquisa, assim como os códigos de Ética da ESOMAR, ABEP e ISO 20.252.