POR: ASCOM-PCMA

Tendo a anuência da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão, a Polícia Civil do Maranhão(PC-MA) firmou, um convênio com o Departamento Estadual de Transito (DETRAN-MA), que visa a remoção, depósito e destinação final de veículos, sucatas e similares que se encontram custodiados pela Polícia Civil do Maranhão, sem que pertençam a inquéritos policiais ou processos criminais em trâmite nos pátios de todas as Delegacias de Polícia Civil do Estado do Maranhão.  O Termo de Cooperação foi divulgado no Diário Oficial do Estado, na última quinta-feira(2).

Na prática, o convênio funcionará da seguinte forma, a Polícia Civil do Maranhão, através das Delegacias de Polícia, devem solicitar junto ao Detran-MA ou Ciretran via oficio, a retirada dos veículos não vinculados à procedimento policial e que se encontram nas dependências das unidades policiais. Para a eficazes do processo, alguns documentos providenciados pela PC-MA atestando que tais veículos, não fazem parte de qualquer investigação ou processo criminal.

Já o DETRAN-MA, fará a remoção, depósito, guarda e destinação de veículos, sucatas e similares que não pertençam a inquéritos policiais ou processos criminais em trâmite e estejam sob custódia das Delegacias de Polícia Civil do Maranhão para dar a destinação legal aos veículos conforme preconiza a legislação.

O Termo de Cooperação é fruto de um trabalho da atual gestão da Polícia Civil do Maranhão(PC-MA), que tem como uma das suas metas a restruturação e melhorias das Delegacias de Polícia, sendo um dos problemas crônicos o acúmulo de veículos e sucatas ferrosas, tendo o respaldo do secretário de Segurança Pública do Estado, Cel. Sílvio Leite, com importante parceria com Departamento Estadual de Trânsito(DETRAN-MA).

Vale lembrar, que no último dia 26 de janeiro, após uma decisão inédita da justiça, a Polícia Civil do Maranhão iniciou, a primeira fase de remoção dos veículos aprendidos, classificados como sucatas ferrosas que estavam paradas no pátio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos(DRFV), em São Luís. Nesta primeira fase, foram retirados do pátio da delegacia, 15 veículos de pequeno porte, 02 (duas) carretas e 05(cinco)motocicletas.