ASCOM PCMA
Em cerimônia realizada na tarde da última sexta-feira (26), na Praça Deodoro, o secretário de Segurança Jefferson Portela apresentou oficialmente os integrantes da Força Estadual Integrada de Segurança Pública do Maranhão (Feisp).
A Feisp é a primeira força estadual integrada de segurança pública do país, formada por 50 integrantes, sendo 34 policiais militares, 5 policiais civis e 9 bombeiros militares, responsáveis por ações de pronto emprego em todos os municípios maranhenses, com foco no combate às associações criminosas, Tráfico de Drogas, mas também operações preventivas e de defesa civil.
Durante o ato, o secretário de segurança, Jefferson Portela agradeceu ao governador pela autorização da criação da Feisp e enfatizou as qualidades da atuação do grupamento. “O Maranhão ganha mais uma arma de combate à criminalidade, então agradeço ao empenho de todos, ao governador Flávio Dino por ter abraçado a criação dessa Força que é pioneira no país. Esses policiais estão preparados para intervenção em qualquer lugar. Combaterão em primeiro lugar as ações de assaltantes e traficantes, mas estão preparados para pronta intervenção em diferentes situações”, frisou.
Para participaram a Feisp, os integrantes frequentaram um Curso de Nivelamento de Conhecimento, realizado durante 15 dias, no Comando Geral da PM e no Batalhão de Operações Especiais (BOPE). No treinamento foram ministradas 14 instruções como tiro, investigação policial, preservação de local de crime, todas elas ministrados por instrutores que compõem os órgãos de Segurança Pública do Maranhão.
O Coordenador Geral da Feisp é o Subsecretário de Segurança Pública, que conta com uma equipe integrada composta por uma major da Polícia Militar, um delegado da Polícia Civil e um capitão do Corpo de Bombeiros Militar.
Na solenidade estiveram presentes o delegado de Polícia Civil Jefferson Portela, Secretário de Segurança Pública; o delegado de Polícia Civil Leonardo Diniz, Sub Secretário de Segurança Pública; o Cel BM Célio Roberto, Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão; o Cel PM Pedro Ribeiro, Comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, o Delegado André Gossain, Delegado Geral da Polícia Civil do Maranhão, dentre outras autoridades civis e militares.