Por: SECOM

 

A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Civil, segue combatendo crimes violentos letais intencionais no âmbito da Operação Paz, deflagrada no início do mês. Na manhã desta quarta-feira (27), no município de Água Doce do Maranhão, policiais localizaram e efetuaram a prisão de um foragido da Justiça de São Paulo.

O homem é suspeito da morte do próprio vizinho, que foi alvejado com cinco disparos de revólver calibre .38 enquanto estava em frente à sua residência, na cidade de São José Arcanjo, interior paulista. Segundo informações da Polícia Civil de São Paulo, eles vinham se desentendendo por questões ínfimas, fato que teria levado ao cometimento do crime, em 2009.

O foragido foi visto quando estava fazendo o carregamento de sua caminhonete, em frente ao estabelecimento comercial de sua esposa. A partir de então, a guarnição passou a segui-lo e a abordagem foi feita em seguida, na rodovia MA-034, entre Água Doce do Maranhão e Tutóia, quando ele pilotava uma motocicleta. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido.

No momento da abordagem policial, o suspeito de homicídio afirmou que, desde a época do crime, passou pelos estados do Pará e Mato Grosso do Sul e que, nos últimos 10 anos, residiu na sede do município de Água Doce do Maranhão, onde, inclusive, trabalhou dirigindo um veículo da coleta pública de lixo.

Ele foi conduzido ao sistema penitenciário da região e sua prisão será comunicada à Justiça do Maranhão e de São Paulo, que deverão proceder sobre sua transferência para que as investigações sobre o caso possam ser retomadas.

Integraram esta ação da Operação Paz, policiais civis da Regional de Caxias-MA, da Superintendência Estadual de Investigação Criminal (Seic), da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor) e da Delegacia-Geral de Polícia Civil, que atuaram com base nas informações repassadas pela Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Saiba mais

A Operação Paz, cujas ações ocorrem até o final do mês de dezembro, tem reforçado o trabalho do Governo do Maranhão, por meio do Sistema de Segurança Pública, de combate à criminalidade, visando a redução de mortes violentas. Em todo estado, esta redução atingiu cerca de 6% no segundo trimestre deste ano em comparação com o primeiro, por exemplo. Na Grande Ilha, a diminuição de crimes violentos letais intencionais é de 31%, considerando os sete primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2022.