POR: ASCOM-PCMA
No último domingo(12), sob determinação da Delegacia Geral de Polícia, a Polícia Civil do Maranhão deu continuidade a uma série de operações preventivas e ostensivas de segurança para coibir atos criminosos no último dia de Pré-Carnaval nos circuitos da Madre Deus e da Avenida Litorânea. As operações que serviram também como teste daquilo que será empregado nos dias oficiais de Carnaval, têm o objetivo de reprimir todos os tipos de crimes e garantir a segurança dos foliões durante as festividades carnavalescas.
Circuito Avenida Litorânea
No circuito oficial do Governo do Estado, na Avenida Litorânea, equipes da Superintendência de Polícia Civil do Interior(SPCI) e do Grupo de Resposta Tática (GRT), que com apoio da Unidade Móvel estiveram auxiliando os foliões sobre os serviços prestados pela instituição de segurança, bem como uma atuação ostensiva de segurança e de prevenção de crimes.
O domingo de Pré-Carnaval na Litorânea também foi marcado pela divulgação da campanha “Carnaval Sem Assédio e Sem Violência”, idealizada pela Delegacia Especial da Mulher de São Luís e Departamento de Feminicídios, com apoio da Delegacia Geral da PC-MA que juntos pretendem conscientizar a todos sobre a importância do respeito à mulher, além de divulgar os serviços de apoio e acolhimento às mulheres que forem vítimas de assédio e violência. Na ação preventiva, panfletos foram entregues aos foliões alertando sobre os crimes em questão e mecanismos de denúncias.
Circuito Madre Deus
Já no tradicional circuito de Carnaval do bairro da Madre Deus, a Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), percorreu os principais pontos da folia para dar orientação e atender as necessidades dos foliões e da população em geral.
Além disso, a Delegacia de Costumes vem intensificando as fiscalizações em estabelecimentos comerciais, especialmente no que diz respeito aos alvarás de funcionamento e certificados de vistorias do Corpo de Bombeiros Militar, que atestem o cumprimento dos itens de segurança desses locais.