POR:ASCOM-PCMA

Em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, que ocorre no próximo domingo (13), a Polícia Civil do Maranhão realizou na manhã deste sábado (12) a Corrida de Combate ao Feminicídio. O ponto de largada foi em um dos cartões postais da capital maranhense, a Praça dos Pescadores, na Avenida Litorânea. A corrida faz parte da VI Semana Estadual de Combate ao Feminicídio.

Participaram da corrida cerca de 300 pessoas entre profissionais e amadores sociedade civil, além de autoridades do sistema de segurança ,bem como de redes de acolhimentos que fizeram os percursos de 5km e 10km.

O evento contou com a participação do secretário de Segurança Pública , Cel.Sílvio Leite: do delegado-geral Operacional da Polícia Civil do Maranhão, Lúcio Reis; da coordenadora das Delegacias Especiais da Mulher do Maranhão, Kazumi Tanaka; da chefe do Departamento de Feminicídio da PCMA, Wanda Moura ; do superintendente de Polícia Civil do Interior, César Veloso;do subcomandante da PMMA, Cel. Aritanã; da secretária Estadual da Mulher, Célia Salazar; da diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena; da vice-presidente do Instituto Somos Todos Marianas, Carol Costa, além de representantes da OAB e outros órgãos envolvidos na causa de combate à violência contra a mulher.


Segundo a delegada Wanda Moura , chefe do Departamento de Feminicídio da PCMA, o objetivo da ação é conscientizar a população sobre o tema. “Esse momento é um elo entre o esporte profissional,amador,mulheres,homens movimentos sociais em prol da sensibilização para o fim do assassinato de mulheres”,destacou a delegada.

Já a delegada Kazumi Tanaka, que coordena as Delegacias Especiais da Mulher do estado , disse que a corrida ,bem como a semana de combate ,visam conscientizar acerca do direito à vida da mulher em segurança.”O feminicídio não pode ser algo comum e nem tolerado. A cada dia precisamos de mais pessoas comprometidas com o enfrentamento à violência contra a mulher”, destacou Tanaka.

A VI Semana Estadual de Combate ao Feminicídio com o tema ” Mulheres,vida , liberdade” segue até o próximo dia 19 de novembro realizando rodas de acolhimento e divulgação das informações sobre a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica.

A Delegacia Geral de Polícia Civil do Maranhão agradeceu a todos os integrantes da PCMA e as instituições sociais e privadas envolvidos no projeto. ” Estamos reiterando o compromisso da atual gestão da Polícia Civil em apoiar todas ações , tanto policiais quanto educativas da PCMA com foco na prevenção e a repressão à violência contra a mulher”, disse Jair Paiva , delegado-geral de Polícia Civil do Maranhão.