Até o dia 30 deste mês, o Maranhão sediará a VII Semana de Combate ao Feminicídio, um evento de grande relevância no calendário estadual idealizado pela Polícia Civil do Maranhão, Casa da Mulher Brasileira, Somos Todos Mariana e Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/MA), em colaboração com diversos órgãos da Rede de Proteção à Mulher.
O propósito da semana, que nesta edição tem como tema “Acreditar Que Pode Ser Diferente!”, é ampliar a conscientização sobre o feminicídio, problema que requer a atenção de toda a sociedade. Com enfoque na prevenção, a iniciativa busca educar e informar sobre a violência de gênero, engajando membros de órgãos estatais, movimentos sociais e a sociedade civil em geral.
A iniciativa tem como objetivo, ainda, trabalhar de maneira educativa na construção de uma sociedade mais igualitária, visando reduzir os casos de crimes violentos contra as mulheres.
Durante o evento, serão realizadas palestras em escolas, empresas, universidades e igrejas, durante todos os dias da semana, buscando sensibilizar e conscientizar a população sobre a gravidade do feminicídio e os mecanismos para preveni-lo.
Oportunamente, os idealizadores da VII Semana de Combate ao Feminicídio também capacitarão professores para que o tema seja debatido, de forma constante, em sala de aula, sendo a educação uma das principais ferramentas para seguir reduzindo as ocorrências deste crime no Maranhão.
O ponto alto do evento será a já tradicional Corrida de Combate ao Feminicídio, que este ano acontecerá no dia 24, na Avenida Litorânea, em São Luís (MA). O ato deverá reunir centenas de pessoas.
Confira a programação
– Até 30 de março – ações de conscientização sobre a prevenção da violência contra a mulher e sobre o feminicídio, com a realização de palestras em escolas, IEMAs, empresas, universidades e igrejas, além da capacitação de professores sobre a temática;
– 16 de março – ação social na zona rural de São Luís (MA), com distribuição de cestas básicas, oferta de serviços odontológicos, expedição de carteira de identidade, lanche, e outros serviços;
– 17 de março – ato de conscientização e panfletagem na Feirinha São Luís, Centro Histórico;
– 24 de março – VII Corrida de Combate ao Feminicídio, com largada às 6h, na Avenida Litorânea.