Ontem tive a oportunidade de assistir um programa chamado NOTA 10 – Segurança Pública, no CANAL FUTURA, que discute a aproximação entre a polícia e a comunidade.
O tema foi voltado para a abordagem policial em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Foi muito interessante, pois não era institucional, mas uma parceiria entre órgãos não governamentais.
O programa mostrou nosso preconceito em relação as camadas mais pobres, principalmente os negros, dentre outros. Mas mostrou também, por meio de depoimentos, algumas declarações elogiando o trabalho da polícia.
Percebe-se claramente que a população não é contra a abordagem, mas sim contra os excessos cometidos em nome do PODER DISCRICIONÁRIO e do PODER DE POLÍCIA.
É bom frisar também uma frase de um cidadão que disse:
“Existem duas polícias, uma para os ricos e outra para os pobres. A primeira serve para proteger, a segunda para fiscalizar, controlar, agredir, corromper…”
Quem tiver a oportunidade de assistir o Canal Futura (na Sky), o próximo programa será terça-feira às 21h e irá abordar o perfil do policial no brasileiro.