Policiamento nos Comércios Locais do Plano Piloto
1/10/2009 11:09:00

A assessoria de Comunicação da Polícia Militar do Distrito Federal informa que desde a semana passada o Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran alterou a forma de atuar nos comércios locais do Plano Piloto.
Antes o policiamento de trânsito atuava nos comércios locais nos horários de maior volume de tráfego (12h-13h30 e 18h00 – 19h30), de forma repressiva autuando os condutores estacionados irregularmente.
Agora, o policiamento vai atuar das 8h às 20h nos comércios locais que apresentam maior volume de tráfego, de forma preventiva, evitando estacionamentos irregulares que comprometam a fluidez do trânsito, especialmente nos horários de pico.
Nos horários de menor volume de tráfego o policial poderá permitir o estacionamento de veículos desde que não haja comprometimento a circulação.
Nos horários de maior volume de tráfego (11h45 às 14h e 17h30 às 19h30) o policial não permitirá estacionamentos irregulares, sobretudo de veículos “impedindo a movimentação de outro” ou em “fila dupla”, sendo permitida apenas a parada (imobilização do veículo pelo tempo estritamente necessário ao embarque e desembarque de passageiros -conforme o Código de Trânsito) de veículos.
O objetivo da intensificação é garantir a segurança pública nos comércios locais das Asas Sul e Norte, com a presença constante do policial e proporcionar fluidez ao trânsito nos horários de maior volume de tráfego.
A ação do policial é prioritariamente voltada a orientação dos condutores quanto ao estacionamento nos locais regulamentados.
Nesta primeira semana verificou-se uma redução significativa no número de condutores autuados, uma vez que a presença do policial orientando o trânsito, operando o semáforo e proporcionando segurança aos comerciantes, clientes e usuários das vias evita o cometimento de crimes e infrações de trânsito.
Mais informações podem ser obtidas com o Tenente Coronel CINTRA, Comandante do BPTran, no telefone 3342 2191 ou 9983 1362.
Fonte: http://www.pmdf.df.gov.br/?pag=noticia&txtCodigo=3675