Macapá/AP. Na manhã desta terça-feira (21/10), a Polícia Federal, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e com o apoio do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI), realizou ação de fiscalização em uma área suspeita de extração ilegal de ouro, no município de Tartarugalzinho/AP.
A ação teve início após análises de geoprocessamento identificarem movimentações anormais que indicavam possível atividade garimpeira irregular.
Durante a inspeção, os policiais confirmaram a existência de garimpo ilegal no subsolo da área e promoveram a inutilização de 34 motores e trituradores utilizados na extração de ouro. Também foram apreendidos grande quantidade de mercúrio e um veículo suspeito de ser empregado nas operações do garimpo.
A Polícia Federal segue com as investigações para identificar os responsáveis pela exploração e apurar os crimes ambientais e de usurpação de bens da União. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, associação criminosa e receptação de mercúrio.
Comunicação Social da Polícia Federal em Macapá/AP
cs.sr.ap@pf.gov.br
FONTE: Polícia Federal
