São Paulo/SP. A Polícia Federal, em ações distintas realizadas entre a sexta-feira (18/10) e domingo (20/10), apreendeu quase 80 Kg de cocaína dentro de duas malas, prendeu 6 pessoas tentando levar droga para a Europa e deteve uma mulher utilizando documento de viagem pertencente a outra pessoa.

Policiais federais, que atuam com o auxílio de cães farejadores, ao fiscalizarem as bagagens contidas no bulk da aeronave, que partiria para Portugal, perceberam a sinalização do animal e solicitaram que todas fossem retiradas para inspeção. Dentro de duas malas, sem identificação, sujas de terra, foram encontrados quase 80 kg de cocaína, compactados na forma de tabletes.

A mesma equipe de policiais realizou a prisão de três pessoas, que pretendiam embarcar para a França e Portugal. Com elas foram apreendidos mais de 10 kg de cocaína, que estavam dentro de embalagens para lençóis e fixadas aos corpos de duas mulheres.

Em outras três ações, estas realizadas junto aos passageiros que passam pelo controle migratório, foram presas duas mulheres com cocaína dentro de cápsulas que foram ingeridas e introduzidas em seus corpos e uma outra, com 2 kg da mesma droga, em volumes fixados ao seu corpo. Toda as suspeitas pretendiam embarcar para a França.

Por fim, uma mulher, nacional da República Dominicana, tentou realizar os procedimentos migratórios utilizando um documento de viagem espanhol, pertencente a outra pessoa. A suspeita, que pretendia embarcar para a Espanha, foi detida e deverá responder pelo crime de falsa identidade.

De janeiro a 21 de outubro de 2024, já foram presas por tráfico de drogas, no Aeroporto Internacional de SP/Guarulhos, 492 pessoas, 52% a mais, se comparado com o mesmo período de 2023 (324 prisões). Essa quantidade de presos por tráfico de drogas, já supera o total anual de todos os anos anteriores, neste aeroporto.

Esse aumento foi impulsionado pelas prisões de 159 pessoas flagradas com a droga, na forma de cápsulas, dentro do aparelho digestivo (de janeiro a 21 de outubro deste ano).

Comunicação Social Delegacia Especial no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos
Tel: (11) 2445-2212

FONTE: Polícia Federal