Foz do Iguaçu/PR. A Polícia Federal, a Itaipu Binacional e a Itaipu Parquetec formalizaram na manhã desta terça-feira, 3/9, um acordo de cooperação para o desenvolvimento do projeto Áspide Tecnológico, em cerimônia realizada em Foz do Iguaçu.

O acordo foi formalizado com a assinatura do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; do diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri; e do diretor-superintendente da Itaipu Parquetec, Irineu Colombo.

Com um investimento total de R$ 22.839.363,17, o acordo visa desenvolver e implementar soluções tecnológicas para auxiliar na prevenção e repressão de crimes transfronteiriços na região da tríplice fronteira, abrangendo o reservatório da Itaipu, o estado do Paraná e 35 municípios do Mato Grosso do Sul.

A parceria possui três pilares essenciais: tecnologia, equipamentos e infraestrutura, a fim de promover o fortalecimento da segurança pública, a proteção do reservatório de Itaipu e o combate eficaz às atividades ilícitas na região.

As principais iniciativas incluem a aquisição de drones e câmeras para monitoramento tático, além da pesquisa e do desenvolvimento de soluções em Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial para análise de dados.

O projeto também pretende estabelecer uma rede de comunicação entre as agências de segurança e aprimorar a segurança regional, contribuindo para a redução de crimes como contrabando e tráfico de drogas.

Além disso, a parceria formaliza uma colaboração acadêmica de interesse comum e recíproco, com foco na possibilidade de treinamento e capacitação de recursos humanos, desenvolvimento e compartilhamento de ações de capacitação e inovação.

Coordenação-Geral de Comunicação Social da PF
imprensa@pf.gov.br
(61)2024-8142

FONTE: Polícia Federal