Roma/Itália. A Polícia Federal, representada pelo Adido da Polícia Federal em Roma, Umberto Ramos, participou do Seminário Segurança Jurídica e Desburocratização, realizado na Embaixada do Brasil em Roma, entre os dias 24 e 29 de novembro de 2025. O evento abordou temas relevantes para o cenário jurídico e tecnológico atual.

A abertura oficial do seminário contou com a presença do Embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca de Souza, do Deputado Federal do Brasil e Presidente da Frente Parlamentar Brasil-Itália, Fernando Marangoni, e do Deputado Federal da Itália, Fabio Porta. A Aula Magna teve como tema “A Garantia da Ordem Democrática no Brasil”, com intervenção do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet Branco e com a saudação institucional da Dra. Emilia Fiandra, Diretora do Departamento de Ciências Políticas da Università Degli Studi Roma Tre.

Durante o painel “SEGURANÇA JURÍDICA E OS AVANÇOS NA PROTEÇÃO DE DADOS NO BRASIL”, o Adido da Polícia Federal, Umberto Ramos, palestrou sobre as atribuições da Polícia Federal e os avanços institucionais recentes, com foco na criação da Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos (DCIBER/PF). Ele apresentou os resultados expressivos da unidade central e suas homólogas estaduais.

A palestra de Umberto Ramos abordou três eixos centrais: o papel da Polícia Federal como agente protetor do ecossistema digital; a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e a Agência Reguladora de Proteção de Dados (ARPD); e os desafios do sistema de proteção de dados para garantir os direitos fundamentais do cidadão, a segurança da informação e a integridade das investigações.

O seminário reuniu diversas autoridades, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, integrantes dos Ministérios Públicos Federal e Estaduais, ministros do Tribunal de Contas da União e Conselheiros dos Tribunais de Contas dos Estados, além de parlamentares federais brasileiros e italianos, autoridades italianas e acadêmicos.

Coordenação-Geral de Comunicação Social
imprensa@pf.gov.br
(61) 2024­-8142

FONTE: Polícia Federal