Caruaru/PE. Nesta quarta-feira (12/3), a Polícia Federal e a Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária (CGINP) deflagraram a Operação Unblock, que desarticulou um esquema de fraudes previdenciárias, praticadas com a participação de um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O investigado teria liberado cerca de R$ 945 milhões em empréstimos consignados, que podem ter sido emitidos com ou sem o conhecimento do beneficiário.
Foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Garanhuns/PE, expedido pela 28ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, além da apreensão de um notebook, um smartphone e uma pistola, que ensejará a instauração de novo inquérito policial, para apuração do crime de posse ilegal de arma de fogo de calibre restrito.
As investigações mostram que a fraude consistia na realização indevida de desbloqueios de benefícios para contratação de empréstimos, sem a devida solicitação do titular ou de seu representante legal. O servidor estaria atuando desde 2022 efetivando o desbloqueio de cerca de 70 mil benefícios, distribuídos nas 27 unidades da federação.
A Justiça Federal determinou o afastamento cautelar do servidor público de suas atribuições.
Comunicação Social da Polícia Federal em Pernambuco
Contato: (81) 2137-4076
E-mail: cs.srpe@pf.gov.br
FONTE: Polícia Federal