Porto Alegre/RS. Nesta quinta-feira (11/12), a Polícia Federal e a Receita Federal do Brasil deflagraram a Operação Bonsack, com o objetivo de reprimir a prática dos crimes de lavagem de dinheiro, fabricação de substância nociva à saúde pública, comercialização de bens impróprios ao consumo, sonegação fiscal, organização criminosa, no Rio Grande do Sul.
Os mandados foram executados nas cidades de Porto Alegre, Viamão, Tramandaí, Alvorada, Parobé, Vera Cruz e Santa Cruz do Sul. A ação contou com 21 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária, além do sequestro de bens e valores de até R$25 milhões.
Segundo o inquérito policial, a organização criminosa recrutava cidadãos paraguaios e os trazia ao território nacional para atuarem como mão de obra em fábrica clandestina de cigarros instalada em área rural do município de Viamão/RS.
O grupo utilizava-se de interpostas pessoas para ocultar e dissimular a propriedade de bens e valores, além de empresas de transporte para dar aparência lícita às atividades.
A operação desta manhã mobilizou policiais federais, servidores da Receita Federal do Brasil e do Ministério do Trabalho e Emprego.
As investigações prosseguem na Justiça para apuração dos fatos.
Comunicação Social da Polícia Federal do Rio Grande do Sul
FONTE: Polícia Federal
