Brasília/DF. A Polícia Federal participa do evento de apresentação do projeto LEAP (Law Enforcement Assistance Programme to Reduce Tropical Deforestation), nos dias 25 e 26 de março, em Brasília/DF. O encontro reúne forças policiais do Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru, além das entidades organizadoras.

A ação é uma iniciativa conjunta da INTERPOL e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), com o patrocínio da Iniciativa Internacional para o Clima e Florestas da Noruega (NICFI).

O projeto LEAP busca fortalecer a capacidade operacional e técnica das forças policiais para combater crimes ambientais e o desmatamento ilegal, promovendo ações integradas entre as agências de aplicação da lei, além da troca internacional de informações e boas práticas no enfrentamento à criminalidade ambiental.

Em discurso na abertura do evento, o Diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal (DAMAZ/PF), Humberto Freire, ressaltou a importância das ações de cooperação internacional, destacando especialmente a implementação do Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI-Amazônia) na proteção do bioma amazônico e dos povos indígenas e originários da região.

Além do Diretor da DAMAZ/PF, a solenidade contou com a participação do Diretor de Cooperação Internacional substituto e chefe do Escritório Central Nacional da INTERPOL em Brasília, Fábio Mertens. 

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas em: https://www.interpol.int/Crimes/Environmental-crime/Project-LEAP

Coordenação-Geral de Comunicação Social
imprensa@pf.gov.br
(61) 2024-8142

FONTE: Polícia Federal