Brasília/DF. O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, participa entre os dias 10 e 12/10 do II Fórum Esfera Internacional, na cidade de Roma, na Itália.

O evento reunirá autoridades e especialistas internacionais para discussões estratégicas sobre questões globais, com uma programação que inclui momentos de networking e debates em plenárias, abordando temas essenciais da geopolítica e cooperação internacional.

O diretor representará a Polícia Federal no painel, no dia 12/10, cujo tema será Cooperação Institucional.

Durante a viagem, o diretor participou de reuniões para discutir temas relevantes da segurança pública e fortalecer laços de cooperação com entidades estrangeiras. Na última quarta-feira (9/10), ele se reuniu com o Embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca.

Já nesta quinta-feira (10/10), houve uma reunião técnica com o Diretor do Departamento de Segurança Pública e Chefe da Polizia di Stato da Itália, Vittorio Pisani, com quem foi discutido o fechamento de um Memorando de Entendimento entre as autoridades italianas e a Polícia Federal para reforçar o combate internacional ao tráfico de drogas. O objetivo é fortalecer as atividades conjuntas de investigação no enfrentamento ao tráfico de entorpecentes e precursores químicos. A assinatura desse memorando está prevista para ocorrer durante a visita da primeira-ministra Georgia Meloni ao Brasil, por ocasião do G20.

No período da tarde, o diretor também se reuniu com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o Procurador Nacional Antimáfia e Antiterrorismo, Giovanni Melillo.

A visita se torna mais emblemática em 2024 devido à celebração dos 150 anos da imigração italiana no Brasil e às relevantes relações bilaterais entre os dois países, especialmente na área de cooperação policial internacional, que tem produzido resultados positivos para ambos.

Coordenação-Geral de Comunicação Social
imprensa@pf.gov.br
(61) 2024-8142

FONTE: Polícia Federal